sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Semana de Trânsito e palestra anti-drogas







 
No dia 26 de setembro a escola BCG recebeu equipes da Guarda Municipal de Trânsito, Polícia Militar, Polícia Civil e órgãos do DETRAN, para discursar sobre o uso indevido de álcool e combinação errada de bebida e volante. O major Almada da polícia militar relatou a importância de encontrar um caminho perspicaz, com Deus e de se almejar a felicidade saudável salientando que álcool acarreta algo vazio, uma falsa sensação de alegria e paz. Já o Delegado da polícia civil, Dr. Roberto deu continuidade ao discurso abordando de maneira dinâmica e jovial ações e reações acerca do uso de drogas.
Após as palestras os alunos participaram de uma caminhada carregando faixas com mensagens sobre a semana do trânsito acompanhados da polícia e guarda municipal.
Participaram da palestra e caminhada 4 turmas do período vespertino e alunos multiplicadores do projeto Anti-Drogas.

Juntos Somos Mais

 
 
 
Com o tema central “Juntos Somos Mais” Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, através de uma ação voluntária e ousada, apresentou sábado (21 de setembro), a “1º NOITE GOSPEL ECUMÊNICA JUNTOS SOMOS MAIS” a ser realizada a partir das 19h, nas instalações da Escola  Durvalina Dorneles Teixeira (POLO).

A ação foi criada a partir de uma sugestão da direção da escola na pessoa da Srª Erondina Peralta, e é orientado pelo professor Elton Teixeira e Janaína Amaro Salinas - Serva da Renovação Carismática Católica, conta ainda com a participação voluntária de toda a comunidade escolar.

Tendo por objetivos estimular o jovem a ser protagonista de sua própria história, baseado em valores humanos, promover ações fundamentadas na valorização do resgate da autoestima dos educandos, dinamizando interações entre grupos, fortalecendo as lideranças que visem desenvolvimento do protagonismo juvenil, e proporcionar ao jovem o desenvolvimento e ampliação dos valores éticos e morais, bem como promover a integração do jovem na família ressaltando a importância da afetividade e atitudes como cooperação, respeito, companheirismo e solidariedade, propiciando assim reflexão, questionamento e conscientização, o que oportuniza a ampliação da consciência crítica e o resgate da autoestima, assim possibilitando o exercício pleno da cidadania.

A vice-diretora Maria Aparecida afirma que o propósito é orientá-los na busca de um sentido eficaz de vida de acordo com a sua realidade, suas aspirações, tornando-se protagonista de sua história, sem anular a busca de uma espiritualidade com Deus, ressaltando a esperança de vida melhor, sem discriminação e lhes oferecendo-lhes uma visão de igualdade e fraternidade a todos valorizando opiniões e a importância, de igual modo, do conhecimento filosófico e científico.

De acordo com o aluno Vinícius Rodrigues, a ação em um dia não letivo, é muito importante, pois oferece a oportunidade dos jovens participarem de apresentações musicais, louvores, danças, e teatros. “Este projeto é essencial para nossa escola, pois ele auxiliará na melhora da conduta de todos e incentiva todos os alunos a terem uma visão ampla, fortalecendo os valores éticos e morais,” afirma.

Em entrevista a nossa equipe a Diretora Erondina Peralta, destaca que a 1º Noite Gospel Ecumênica, é uma ação proposta através do voluntariado, e o evento não é em dia letivo, assim não prejudicando o andamento das aulas. Ressalta ainda que a participação dos alunos no evento, não é obrigatória, mas frisa a importância da família e dos jovens participarem da ação. 

Para sua viabilidade o projeto conta com a igreja Católica Apostólica Romana e igrejas evangélicas, apoio de toda comunidade escolar, de diversos órgãos, tais como entidades filantrópicas, associações, e comércio local do munícipio. “É um desafio mas acreditamos na realização destas parcerias para que o projeto se desenvolva na sua totalidade”, afirma o professor Elton Teixeira da Silva.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL foi o tema do dia SuperAção em Bonito na E. E. Bonifácio Camargo Gomes


Sexta-feira (20) foi o dia de SuperAção em Bonito, um momento de interação entre alunos e professores que buscam afastar do ambiente escolar a violência, a indisciplina e o vandalismo, através de ações inovadoras  apresentando aos jovens oportunidades de uma sociedade mais consciente, justa e fraterna.

A 1º Gincana Ambiental da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes teve como tema “O MEIO AMBIENTE” que tinha por objetivos integrar, por meio de atividades ambientais, os estudantes, e servidores, bem como toda comunidade escolar propiciando um ambiente para prática e reflexão ambiental aos estudantes e toda comunidade escolar.

Durante a semana os alunos receberam capacitações e instruções, por parte dos coordenadores do evento de como seria o formato do “Dia da SuperAção”. Na sexta-feira (20) as atividades iniciaram-se desde as 06h da manhã, quando os alunos, professores, coordenadores e diretoras, abriram mão do carro, moto e do transporte oferecido pelo munícipio  cruzando o centro de Bonito de bicicleta rumo ao  prédio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, local ocupado pela escola em virtude da reforma.

Na escola após reunião com os alunos e passadas as demais informações, os alunos do Ensino Médio e ensino fundamental, devidamente acompanhado por seus professores, dirigiram-se a Vila Machado, onde algumas provas da gincana foram realizadas, tais como a arrecadação de latas de alumínio, garrafas pete e plásticos. Para contagem dos pontos e coordenação das atividades foi estipulado um professor por turma, onde todos os profissionais mostraram-se engajados na atividade e perpassaram aos alunos muita motivação e alegria o que fortaleceu ainda mais a gincana. O material arrecadado rendeu cerca de três caminhões cheios que foram doados para UPL de Bonito.

Para agitar ainda mais o dia, e envolver a comunidade bonitense, foi realizado em parceria com Polícia Militar, e Agenor do Som, um passeio ciclístico por volta das 10h, onde os alunos, professores, coordenadores, diretores e diversas autoridades municipais, entre elas o Prefeito Leleco, Vereadores, Secretários, percorreram o centro de Bonito, finalizando o passeio na Praça da Liberdade, num clima de muita euforia.

Na Praça da Liberdade, as diretoras Erondina Peralta e Maria Aparecida, agradeceram a presença de todas autoridades,  e convidados presentes, bem como todo o apoio recebido pela Prefeitura Municipal e suas secretarias de Meio Ambiente, Educação, Esportes e Cultura, e parabenizou a todos os professores, funcionários, e alunos pelo empenho e participação nas atividades, ressaltando que as atividades não  se encerravam na presente data, mas que mais ações estão sendo desenvolvidas para conscientização dos jovens, para que eles possam compreender seus papéis de agente transformador da sociedade onde atua.
(Por Elton Teixeira)
 
A Logo Marca Oficial do evento foi criado pela aluna Taynara Martins do 3º Ano do Ensino Médio

 
 
O Dia da SuperAção, realizado na última sexta (20 de setembro)

 
 
O dia da SuperAção, envolveu toda a comunidade escolar e teve a participação da comunidade Bonitense
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Superação - PJF

Depois das apresentações do projeto aos professores e reuniões com os Agentes Jovens a escola BCG iniciou o circuito da gincana em volta do dia da Superação do Meio Ambiente.
O ponta pé inicial foi dado com a uma palestra da professora Marilizi, atualmente diretora da secretaria de Meio Ambiente. A palestra explanou sobre lixo, cuidados com meio ambiente e conscientização.


 


Apresentações Diversas - Professora Lurdinha

Neste álbum constam a culminância e apresentações de projetos e propostas de aulas interativas nas aulas de ciências e geografia no período vespertino. Podemos observar maquetes de hidroelétricas, funcionamento de fossas sépticas e tratamento de água. Há ainda a representação cultural em torno do Festival de Inverno da cidade que foi cobrada pela professora de maneira pedagógica pela professora com foco na Lenda das 700 luas.

 





Tangran

As formas geométricas do Tangran foram trabalhadas pela professora Maria Luisa com alunos do 8º ano A, período matutino, em um processo de confecção artesanal por meio da customização de latinhas. Foram feitos os desenhos nos cadernos e o corte e colagem de tecidos estampados, coloridos e diversos para causar o efeito do tangran.

 



'Biomas Brasileiros'

O projeto 'Biomas Brasileiros' vem sido desenvolvido pela professora Lurdinha com a confecção de cartilhas ilustrativas contendo pesquisas realizadas pelos alunos.





segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Alunos da Escola Estadual BCG, participam de solenidade militar em Jardim


Os alunos da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes de Bonito, participaram  no dia 30/08 de um trecho da Marcha que revive o episódio histórico da Retirada da Laguna em MS. A escola contou com o pronto apoio da secretaria de educação do município do Bonito,  que viabilizou o transporte para que os alunos pudessem realizar o percurso em Jardim. Eles foram acompanhados pelo professor Ducka, parceiro da escola e o professor Elton, da disciplina de História.
Em entrevista o professor Elton disse que a participação tem como objetivo precípuo resgatar a história da “Retirada da Laguna” conservando as evidências deste episódio, nas cidades que contextualizam, e atender a expectativa da comunidade escolar, no sentido de conhecer e divulgar o mais amplamente possível este fato, através das diversas formas de expressão relacionadas à temática, como música, literatura, pintura e outros.
Para a líder da turma do 2º Ano do Ensino Médio a aluna Danieli, a viagem possibilitou uma viagem ao passado possibilitando, conhecer o itinerário percorrido pelas tropas brasileiras quando do importante feito.
O grupo de alunos teve a oportunidade de visitar os pontos de batalhas, os túmulos, e monumentos existentes em homenagem aos heróis, além de contarem com uma grande estrutura de apoio montada pela 4ª Companhia de Engenharia Mecanizada.
A Marcha da Retirada da Laguna que teve, dentre outros objetivos, promover estudo e divulgação do evento histórico da Retirada da Laguna e das Operações Bélicas ocorridas na então Província de Mato Grosso durante a Guerra da Tríplice Aliança. Além de autoridades políticas e militares, prestigiaram o evento historiadores, pesquisadores, professores, estudantes de outros municípios.

 

 

Sobre a Retirada da Laguna

 
A Retirada da Laguna, ocorrida entre 08 de maio e 11 de junho de 1867, durante a Guerra da Tríplice Aliança, teve início na fazenda Laguna, situada no Paraguai, e percorreu uma vasta área compreendida por municípios situados no atual Estado do Mato Grosso do Sul.
 
Poderia ser considerada apenas mais um dos muitos e esquecidos episódios da guerra, se entre os seus participantes não estivesse integrado como engenheiro militar o jovem Taunay, que registrou em livro a odisseia vivida na zona fronteiriça.
 
Em seu livro “A Retirada da Laguna”, Visconde de Taunay relata com detalhes o drama vivido pelos soldados brasileiros durante a perseguição sofrida pelo exército inimigo.
 
 



 

Cuidados com a saúde.

A professora Selma do 4º ano contou com a parceria da secretaria municipal de saúde e recebeu em sua sala a visita de duas enfermeiras que palestraram sobre cuidados com o corpo e higiene pessoal e social.



3º Encontro de Progetecs em Jardim.

Nos dias 22 e 23 de Agosto o NTE de Jardim realizou formação aos professores gerenciadores quanto ao uso de tablets e lousa digital, bem como instruções de softwares educativos.