- IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual BONIFÁCIO CAMARGO GOMES
Direção: ERONDINA MANCUELHO
PERALTA
Coordenadora Pedagógica: ELOI DE LOURDES PERIN
Professora (s) autora (s) do
projeto: MARIA DE LOURDES LOUREIRO
XAVIER
Professor Gerenciador de Tecnologia
Educacional e Recursos Midiáticos:
MARYSTELA MARTINS ABRÃO
- APRESENTAÇÃO
O projeto
Vulcanismo desmistifica o mistério envolto da formação de vulcões por meio de
pesquisas e aulas dinâmicas realizadas em sala.
- Justificativa
Tendo em vista a
dificuldade acerca de como se dá a formação da terra, suas camadas e sua
consistência viu-se a necessidade de elaborar e realizar aulas diferenciadas na
busca de maior absorção de conteúdo e aprendizagem por parte dos educandos.
- Objetivos Gerais
Compreender a
formação da terra, dos continentes, formação das montanhas, oceanos,
terremotos, abalos sísmicos.
- Objetivos Específicos
Trabalhar minuciosamente
os movimentos das placas tectônicas que ocasionam a erupção dos vulcões.
- Metodologia
Realizar pesquisas na STE.
Assistir vídeos educativos
sobre o tema.
Fazer leitura e produzir
atividades com o uso do livro didático.
Dividir a classe em grupos
para a confecção da parte prática criando um mini-vulcão para apresentação em
sala.
- Recursos:
·
Humanos: Alunos, professor,
gerenciador de mídias, ajuda dos pais.
·
Materiais: Livro didático, argila,
vinagre, barro, bicarbonato de sódio.
·
Tecnológicos: TV, computador, internet,
DVD, máquina fotográfica.
·
Físicos: Sala de aula, STE, ambiente externo, pátio da escola.
·
Desenvolvimento
Primeiramente os
alunos fazem leitura em sala e resolvem exercícios. Depois de agendar o uso da TV
e do DVD é passado aos alunos um documentário sobre a existência, formação e
atividade dos vulcões, na próxima aula vão até a STE e lá pesquisam sobre o
vulcanismo, assistem à mais vídeos e visualizam imagens. Em sala de aula se
dividem em grupos para se reunirem em casa para confeccionarem vulcões de barro
e argila, cada qual se informa de como apresentar um vulcão em erupção. Após
conclusão da produção há a exposição de todos eles no pátio da escola para
observação de outros alunos e professores.
Com isso o conteúdo
é absorvido com mais veemência já que aprendem na prática como a teoria do fenômeno
vulcanismo ocorre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário