ESCOLA ESTADUAL BONIFÁCIO
CAMARGO GOMES
Professor Elton Teixeira da
Silva
Projeto:
O Caipira na Crise de 1929
Público alvo: 9º Ano -
Ensino Fundamental e 3º Ano - Ensino Médio
Público específico: 9º Ano
“C” e 3º Ano “B”
Duração (25/03 à
19/04/2013)
Componente Curricular:
História
Bonito – MS
2013
Justificativa
Não existe sociedade ou grupo
humano que sob algum aspecto não pratique de alguma maneira a
representação: essa necessidade humana de nos supormos outro. A
necessidade que persiste em tantas brincadeiras infantis de nos
supormos outro, de nos imaginarmos alguém capaz de fazer aquilo que
nos exigem socialmente, transformou-se na capacidade de criar, na
capacidade crítica através da qual a humanidade, buscando
distinguir o que importa preservar e o que importa destruir ou
abandonar, procura seguidamente se libertar: pela expressão teatral
de representar. O a música e caracterização, traduz uma forma
artística elaborada cuja singularidade reside no fato de ser uma
manifestação criativa, viva e coletiva. O fenômeno teatral é, na
verdade, o resultado crítico combinado de diferentes elementos que
integram uma totalidade articulada onde palco e platéia são ao
mesmo tempo condição e resultado desse próprio fenômeno.
Aliar a prática teatral e a
música ao ensino de história hoje é uma ferramenta fundamental na
construção do aprendizado. No contexto teatral ainda é possível
aliar a música e o desenho.
No tempo atual a escola recebe
esta nova tarefa integrar a arte ao ensino com os alunos que não é
uma tarefa fácil. Porém, o presente projeto busca atividades
pedagógicas coerentes com a realidade cotidiana do aluno, tornam a
aprendizagem mais significativa, assim como a reflexão com o
aprendiz sobre sua prática e seus objetivos.
A
consideração do componente afetivo se mostrou muito válida neste
trabalho. Bagno (2005:34) afirma que “há séculos e séculos, o
riso, o escárnio e o deboche fazem parte do ensino”.
Já Freire (2005:83), uma
educação “problematizadora”, por meio da qual os homens se
percebem criticamente e estabelecem uma forma autêntica de pensar e
atuar, que tem no diálogo e expressões “o selo do ato
cognoscente, desvelador da realidade”.
Calcado
nesta concepção de educação, considero importante conhecer e
entender (para talvez transformar) a visão que os alunos têm a
relatar sobre a crise de 1929, e as dificuldades que as pessoas
vivenciaram durante este período, e aliar para o surgimento da
música caipira no Brasil.
Objetivo
Geral
Conhecer como se apresentou a
Crise de 1929 quando pessoas muito
ricas, passou, da noite para o dia, para a classe pobre. Bem como
entender como número de falências de empresas foi enorme e o
desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores. Destacar
como essa crise impactou o mundo, bem como as camadas mais simples da
população. Vale destacar a importância de compreensão de como o
Brasil se comportou neste contexto que era traduzido pelo mundo do
capitalismo exacerbado entre as grandes potências européias.
Objetivos
Específicos
- Estimular através da representação e caracterização pelas vestes a sua capacidade criadora;
- Desenvolver o senso crítico no que tange as formações de ideal de classe;
- Valorizar a sua produção artística e musical;
- Propiciar ao educando um momento de criatividade;
- Estimular o educando a apresentação de trabalhos de sua autoria;
- Analisar e entender as causas que levaram a crise de 1929;
- Incentivo através da apresentação para que o educando possa ser levado a desinibir-se;
- Incentivar, o Teatro, a Música e o Desenho, para expressão artística da história ora construída.
Procedimentos
Aula
01:
Apresentação
inicial sobre o processo de industrialização nos Estados Unidos e
demais países durante a década de 20;
Ressaltar
neste mesmo período o surgimento da música caipira no Brasil.
Apresentação
do projeto proposto aos discentes;
Aplicação
do conteúdo em quadro negro, explanando o tema com veemência;
Destacar
a mudança primordial daquele período do Feudalismo para o
Capitalismo.
Aula
02:
Discussão em círculo sobre a Crise de 1929 nos diferentes aspectos:
- Ressaltar a produção dos EUA que se utilizou de inúmeras exportações em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus;
- Visualizar que após a 1º guerra Mundial o quadro que os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades;
- Etapas da industrialização;
- Compreender que a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes;
- Destacar que o número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores, levando ao desespero e a volta de muitos para o trabalho no campo.
- Avaliar como as pessoas que moravam no campo, sofreram com a crise no mundo e no Brasil.
- Discutir sobre super safra no Brasil na ocorrida neste mês, especialmente em nosso estado e estados de Mato Grosso, Paraná e São Paulo, gerando assim no Brasil o congestionamento de inúmeros caminhões e o difícil escoamento da agricultura o que gera enormes prejuízos, nesse sentido, trazer uma comunicação do conteúdo sobre a situação atual da agricultura no Brasil.
Aula 03:
Apresentação do conteúdo utilizando dos recursos midiáticos (Sala de Tecnologia, Data Show, Computador e Som), ressaltando a importância da utilização dos mesmos para fixação do conteúdo. Apresentação dos monitores do 3º Ano A Matutino, para auxílio geral na consecução dos objetivos propostos.
Aula 04:
Apresentação do conteúdo utilizando-se dos recursos midiáticos (data-show). Canto de uma paródia sobre a Crise de 1929, com este docente e participação dos alunos do 2º Ano do Ensino Médio Matutino. Para esta aula sugiro a implantação em Blog da Escola, Site da SED-MS, e site de informações local para divulgação do trabalho e proporcionar no aluno a busca do conteúdo acessando os meios tecnológicos, e ressaltar a importância dos mesmos como agentes principais para construção do aprendizado.
Aula 05:
Apresentação do site http://escolademusicapaulosantana.com.br/blog/?p=39, que trabalha e contextualiza o surgimento da música caipira no Brasil
Sugestão de caracterização sobre com traços “caipiras” e Country as ressaltando o comportamento das pessoas que não possuíam formação e trabalhavam no campo levando assim o educando a exprimir sua capacidade criativa de representatividade com um desfile, e avaliação das caracterizações, e levar a reflexão da difícil vida das pessoas mais “humildes” após a crise de 1929;
Sugestão de criação de painéis sobre a Crise de 1929, e das diversas profissões existentes revelando assim a busca e o interesse e criatividade que o educando teve durante o processo de montagem dos painéis;
Sugestão de criação de desenhos ou caricaturas sobre a Crise de 1929, levando assim aqueles alunos com timidez a apresentarem seus talentos com arte, através do desenho;
Sugestão de apresentações musicais levando os educandos a se encontrarem com a música e explorarem seus talentos.
Obs. Nesta aula ficará acertado o dia para apresentação geral do projeto para o dia 19/04/2013.
Aula 06:
Acompanhamento juntamente com a turma do 3º Ano do Ensino Médio, focalizando a monitoria das atividades e ampliando, discussões sobre as etapas finais do projeto, tendo o educador como mediador, sugerindo, corrigindo e auxiliando no processo de construção dos trabalhos para apresentação em aula futura.
Aula 07:
Apresentação do projeto a direção coordenação, e ao 3º Ano A e B do Ensino Médio do escolar do turno vespertino, em sala de aula, com a participação de diversos parceiros, tais como cantores, músicos e mídia local para divulgação em massa do trabalho nos jornais e sites que a cidade possui.
Recurso
Materiais
- Sala de tecnologia;
- Som;
- Vídeo;
- Data-Show;
- Câmera Digital;
- Material de Intendência (cozinha) diversos.
- TNT nas cor preta 14 metros * (pode ser utilizado na eventos futuros)
- TNT na cor verde 03 metros para forração de mesas
- Gliter de diversas cores
- Refil para cola quente grande e pequena 03 unidades.
- 05 folhas de papel laminado prata, dourado
- Espaço físico: Sala de aula do 9º Ano C
Recursos
Humanos
- Parceria com professor de Arte (3º Aula) e Língua Inglesa (4º Aula) para organização e aplicação do projeto no dia 19/04/2013 bem como ceder às aulas para organização prévia, sendo estas aulas posteriormente cedidas por este educador da disciplina de História para realização das mesmas.
Avaliação
Será
feita mediante participação, interesse e produção dos alunos. Os
trabalhos serão expostos no dia 19/04/2013.
ROTEIRO
DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Abordagem
necessária: Prof. Elton
Cumprimentos:
Boa tarde a todas e a todos.
Bom,
hoje vamos falar de uma data muito importante, para sociedade o DIA
DO TRABALHADOR.
Evento
que é comemorado anualmente no dia 1º de maio em vários países.
-
Brasil, Portugal, Austrália, Canberra, Nova Gales do Sul, Sydney,
Canadá etc.
Nos
EUA e no Canadá – celebram o “Labor Day” 1º Segunda de
Setembro.
No
8º Ano estudamos no 1º Primeiro Bimestre a Revolução
Industrial
que marca a passagem do FEUDALISMO
para o CAPITALISMO.
FEUDALISMO
– A economia era agrária – poder com senhores feudais que se
utilizavam dos servos – trabalhavam na agricultura pesado, tiravam
poucos lucros.
Já
na REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL
os trabalhadores vão em grandes números para as fábricas.
Pelas
MÁS CONDIÇÕES DE TRABALHO em 1883, organizam os SINDICATOS –
para obterem melhores condições de vida.
Nesse
momento surgem críticos ao sistema de capitalismo pela exploração
do trabalho e trabalhador com Marx e Lennin.
Com
a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL há uma RADICAL transformação, a
separação DE UM LADO O CAPITAL e MEIOS DE PRODUÇÃO (instalações,
máquinas e matéria prima)
Outro
lado:
TRABALHADORES
, operários – passaram a ser assalariados.
Conquista.
Aumenta a produtividade do trabalho.
Em
1850 a 1900 a revolução se espalha pela Europa, América e Àsia
(novas formas de energia)
Estados
Unidos – 1866 – realiza-se uma manifestação de trabalhadores
nas ruas de CHICAGO. Reinvindicam 8 horas diárias. (milhares de
pessoas) 3 de MAIO levantes que acabou com a morte de muitos
manifestantes.
Na
FRANÇA – Em 23 de abril de 1919 ratifica a jornada de trabalho e
proclama-se o feriado no dia 1º de Maio
RUSSIA
– Em 1920 adota como feriado nacional.
No
Brasil a data é comemorada em 1985 e virou feriado em setembro de
1925 POR UM DECRETO DO PRESIDENTE ARTHUR BERNARDES.
Para
dar inicio as nossas apresentações gostaríamos de convidar:
-
A aluna _______________________ para a leitura de uma poesia.
Informamos
que alguns trabalhos dos alunos _____________________ ___ estão
expostos em forma de desenhos, e mural sobre o dia do trabalho.
A
aluna _______________________ para leitura de um poesia.
Agora
convidamos a todos a receberem com muitos aplausos o desfile
“Trabalho e Profissões Fashion Day’s” ao som da música
“Trabalhador
Brasileiro do seu Jorge”
Convidamos
os alunos aplaudirem mais uma vez a todos nossos artistas.
Convidamos
o aluno __________________para apresentação de uma música.
Temos
que ser agradecidos a DEUS pelo, nossa saúde e disposição que nos
dá para trabalhar, e para estudarmos por isso
Convidamos
a Senhorita Kádima do 9º Ano A para apresentação de um musical
da Orquestra Diante do Trono – com o título “Te agradeço” de
encerramento das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário