Tema
Programa Educação e Segurança/2012, Campanha “Pedestre, eu
cuido”.
Objetivo
Sensibilizar os educandos sobre a importância do conhecimento das
leis que regem o trânsito e a prática das mesmas pelos pedestres
para prevenção de acidentes nos cruzamentos sem faixa para
pedestres e mudança de atitude onde essas faixas existem.
Justificativa
Tendo em vista a violência no trânsito, principalmente as
relacionadas aos pedestres, o presente projeto se justifica pela
necessidade de uma melhor preparação dos estudantes para lidarem
com essas situações tão corriqueiras e ao mesmo tempo perigosas,
visto que a maioria destes fazem o percurso de ida e volta à escola
caminhando sem perceberem, muitas vezes, o quão displicentes estão
sendo em relação aos cuidados que deveriam ser tomados quando estão
nas ruas. Diante do exposto a Escola estadual Bonifácio Camargo
Gomes, em parceria com o DETRAN envolverá alunos e professores, não
só na análise da realidade sobre o comportamento do aluno diante do
trânsito como também a reflexão sobre as consequências
relacionadas a esse comportamento. Outro aspecto relevante nesse
trabalho será o estudo do entorno da escola, seja na verificação
de sinalização, seja no comportamento dos motoristas, motoqueiros e
ciclistas, como também dos próprios transeuntes que veiculam esse
espaço para, a partir desse estudo, encaminhar documentos aos órgãos
competentes reivindicando possíveis mudanças.
Metodologia
Lançamento do Projeto com uma palestra. Os professores envolvidos no
projeto trabalharão com os discentes o que significa para eles “ver
e ser visto”, “comunicação viária”, “circulação” e
“travessia segura”. Para melhor compreensão dos alunos, serão
feitas pesquisas na sala de tecnologia sobre acidentes envolvendo
pedestres e também farão observações nas ruas de nossa cidade
tirando fotos de situações irregulares, para posteriormente,
realizarem um debate. Em seguida, os professores juntamente com aos
alunos providenciarão uma relação de todos os problemas
relacionados ao trânsito encontrados ao redor da escola como
produção de painéis, peça teatral, paródias e gráficos.
Concomitantemente, os professores de língua portuguesa trabalharão
o conceito de slogan e os de artes confeccionarão com os estudantes
cartazes para serem afixados pela escola sobre essa temática.
Na continuidade do projeto, a escola convidará um agente de
trânsito, que com os professores de educação física realizarão a
aplicação das normas estudadas pelos alunos. Para que estes, de
forma prática tenham melhor compreensão. Ao final dessa atividade,
o professor dessa disciplina também passará para os educandos uma
reflexão que será feita por eles juntamente com seus familiares
sobre seus comportamentos no trânsito e o que poderá ser feito para
melhorar algumas atitudes incorretas. Na culminância, haverá
apresentações culturais com entrega oficial do relatório
relacionado aos estudos desenvolvidos durante a execução desse
projeto à coordenação e direção, solicitando o encaminhamento de
ofícios aos órgãos competentes para regularização das
deficiências detectadas. O mesmo relatório será encaminhado a
Divisão de Educação do DETRAN/MS.
Cronograma
Meses
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SEMANAS
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Abril
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1º
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2°
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3°
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4°
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-Elaboração do projeto
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- Lançamento do
Projeto
- Conceitos de:
“ver e ser visto”, “comunicação
viária”, “circulação” e “travessia segura”
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Maio
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-Pesquisas na internet e nas ruas sobre as
infrações de pedestre e ciclistas
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-Debate
- Levantamento das irregularidades em relação ao trânsito nas
proximidades escolar
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-Conceito de slogan
- Confecção de
cartazes;
Início dos ensaios
de :
- Teatro;
- Paródia;
- gráficos
- Painéis
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Junho
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- Prática orientada das regras trabalhadas
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-Reflexão orientada dos estudantes e suas
respectivas famílias
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Avaliação:
- Observação dos alunos e comunidade que
transitam ao redor da escola
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Julho
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-Produção do
relatório .
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Apresentação Cultural
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Agosto
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-Encaminhamento de
relatório a Divisão de Educação do DETRAN/MS
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-Encaminhamento
do ofício solicitando regularização da sinalização de
trânsito ao redor da escola.
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