sexta-feira, 4 de maio de 2012

Projeto Trânsito


Tema

Programa Educação e Segurança/2012, Campanha “Pedestre, eu cuido”.


Objetivo

Sensibilizar os educandos sobre a importância do conhecimento das leis que regem o trânsito e a prática das mesmas pelos pedestres para prevenção de acidentes nos cruzamentos sem faixa para pedestres e mudança de atitude onde essas faixas existem.


Justificativa

Tendo em vista a violência no trânsito, principalmente as relacionadas aos pedestres, o presente projeto se justifica pela necessidade de uma melhor preparação dos estudantes para lidarem com essas situações tão corriqueiras e ao mesmo tempo perigosas, visto que a maioria destes fazem o percurso de ida e volta à escola caminhando sem perceberem, muitas vezes, o quão displicentes estão sendo em relação aos cuidados que deveriam ser tomados quando estão nas ruas. Diante do exposto a Escola estadual Bonifácio Camargo Gomes, em parceria com o DETRAN envolverá alunos e professores, não só na análise da realidade sobre o comportamento do aluno diante do trânsito como também a reflexão sobre as consequências relacionadas a esse comportamento. Outro aspecto relevante nesse trabalho será o estudo do entorno da escola, seja na verificação de sinalização, seja no comportamento dos motoristas, motoqueiros e ciclistas, como também dos próprios transeuntes que veiculam esse espaço para, a partir desse estudo, encaminhar documentos aos órgãos competentes reivindicando possíveis mudanças.


Metodologia

Lançamento do Projeto com uma palestra. Os professores envolvidos no projeto trabalharão com os discentes o que significa para eles “ver e ser visto”, “comunicação viária”, “circulação” e “travessia segura”. Para melhor compreensão dos alunos, serão feitas pesquisas na sala de tecnologia sobre acidentes envolvendo pedestres e também farão observações nas ruas de nossa cidade tirando fotos de situações irregulares, para posteriormente, realizarem um debate. Em seguida, os professores juntamente com aos alunos providenciarão uma relação de todos os problemas relacionados ao trânsito encontrados ao redor da escola como produção de painéis, peça teatral, paródias e gráficos. Concomitantemente, os professores de língua portuguesa trabalharão o conceito de slogan e os de artes confeccionarão com os estudantes cartazes para serem afixados pela escola sobre essa temática.
Na continuidade do projeto, a escola convidará um agente de trânsito, que com os professores de educação física realizarão a aplicação das normas estudadas pelos alunos. Para que estes, de forma prática tenham melhor compreensão. Ao final dessa atividade, o professor dessa disciplina também passará para os educandos uma reflexão que será feita por eles juntamente com seus familiares sobre seus comportamentos no trânsito e o que poderá ser feito para melhorar algumas atitudes incorretas. Na culminância, haverá apresentações culturais com entrega oficial do relatório relacionado aos estudos desenvolvidos durante a execução desse projeto à coordenação e direção, solicitando o encaminhamento de ofícios aos órgãos competentes para regularização das deficiências detectadas. O mesmo relatório será encaminhado a Divisão de Educação do DETRAN/MS.


Cronograma


Meses
SEMANAS
Abril

-Elaboração do projeto

- Lançamento do Projeto
- Conceitos de:
“ver e ser visto”, “comunicação viária”, “circulação” e “travessia segura”
Maio
-Pesquisas na internet e nas ruas sobre as infrações de pedestre e ciclistas
-Debate - Levantamento das irregularidades em relação ao trânsito nas proximidades escolar

-Conceito de slogan
- Confecção de cartazes;
Início dos ensaios de :
- Teatro;
- Paródia;
- gráficos
- Painéis
Junho
- Prática orientada das regras trabalhadas
-Reflexão orientada dos estudantes e suas respectivas famílias
Avaliação:
- Observação dos alunos e comunidade que transitam ao redor da escola
Julho
-Produção do relatório .

Apresentação Cultural

Agosto
-Encaminhamento de relatório a Divisão de Educação do DETRAN/MS

-Encaminhamento do ofício solicitando regularização da sinalização de trânsito ao redor da escola.





Nenhum comentário:

Postar um comentário