sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Projeto Modernismo: Releituras e multimídia.


Projeto “Modernismo: releituras e multimídia”

 

  • IDENTIFICAÇÃO

 

Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes

 

Direção: Erondina Mancuelho Peralta

 

Coordenadora Pedagógica: Andreça Verônica Macedo Marcossi de Oliveira

 

Professor autor do projeto: Luis Carlos de Souza Coelho

 

Professora Gerenciadora de Tecnologia Educacional e Recursos Midiáticos: Marystela Martins Abrão

 

 

 

 

 

 

 



 

  • APRESENTAÇÃO

 

 

O projeto ‘Modernismo: releituras e multimídia’ foi desenvolvido com o 3º ano A Ensino Médio, vespertino, e buscou, através das tecnologias, disponibilizar aos alunos instrumentos e metodologias que corroboraram criatividade e aprendizagem. Portanto, ao estudar as vanguardas modernistas, semana da arte moderna e outros fatos históricos desta rica escola literária e repleta de arte, música e farta literatura e a partir daquilo que cada grupo se identificou foram produzidos vídeos de releituras.

 

 

  • Justificativa

 

 

Os processos de aprendizagem exigem que a relação da dificuldade da aprendizagem perpasse pelas dificuldades da metodologia.

 

Diante de algumas dificuldades proporcionei aos educandos e educandas novas formas de entender os processos de conhecimento frente a conteúdos tão questionados pelos mesmos.

 

Assim sendo, esta atividade busca engendrar no cotidiano novas formas de compreender esta relação de ensino-aprendizagem, de forma lúdica e responsável com as perspectivas históricas e sociais.

Adotando métodos interativos os alunos são levados a realizar pesquisas aprofundando-se no conteúdo e escolhendo uma diretriz com a qual se identifica.

 


  • Objetivos Gerais

 

 

Capacitar os educandos e educandas perante as novas tecnologias educacionais, preparando-os assim para o mercado de trabalho, num universo social tão antagônico.

Proporcionar intertextualização entre conteúdo e tecnologia culminando teoria em prática. Fazer pesquisas, dramatizar fatos e debater as conclusões tomadas por cada grupo.

 

 

  • Objetivos Específicos

 

 

Trabalhar com afinco o modernismo para que a complexidade e abrangência do conteúdo sejam desenvolvidas de maneira proveitosa e interativa, favorecendo a fixação, memorização e absorção completa e real do que os alunos viram sobre do assunto.

 

 

  • Metodologia e Desenvolvimento

 

 

Após apresentação do projeto aos alunos como proposta do desenvolvimento do conteúdo, elencados tanto no Referencial Curricular, quanto no planejamento de aulas, desencadearam–se usando a sala de tecnologia, quanto outros locais apropriados em que se apresentaram as características históricas a respeito do universo social da Primeira Geração Modernista e fatos sociais estudados singularmente de acordo com o universo teórico sociológico.

Realizamos revisão do que já fora estudado até então e assim a sala foi dividida em grupos que livremente escolheram o que iriam reproduzir por meio de teatro, dramatização e vídeos de acordo com os critérios e características condizentes com o que intencionaram abordar.

Os grupos reuniram-se em ambiente externo para filmagem dos vídeos e apresentaram suas sugestões, após correições feitas eles editaram e finalizaram suas apresentações para a postagem no blog e facebook da escola.

Após o desenrolar da construção da atividade, os vídeos foram apresentados para a sala, onde houve debate e perguntas pertinentes ao conteúdo, como também foram relatadas as experiências pedagógicas, corroborando assim com os objetivos propostos evitando o imediatismo da conceituação pronta e consagrada, priorizando o desenvolvimento de ideias e ideais, do raciocínio e da investigação tanto histórica, social, tecnológica e científica.

 

 



  • Recursos:

 

Humanos: alunos, professor, coordenador, gerenciador.

 

Materiais: livro e apostilas didáticos, quadro, giz, caderno, etc.

 

Tecnológicos: computador, internet, softwares, máquina fotográfica, filmadora.

 

Físicos: Sala de aula, STE, locais externos para filmagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário