Projeto “Modernismo: releituras e
multimídia”
- IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes
Direção: Erondina
Mancuelho Peralta
Coordenadora
Pedagógica: Andreça Verônica Macedo Marcossi de Oliveira
Professor autor do
projeto: Luis Carlos de Souza Coelho
Professora
Gerenciadora de Tecnologia Educacional e Recursos Midiáticos: Marystela Martins
Abrão
- APRESENTAÇÃO
O projeto ‘Modernismo: releituras e multimídia’ foi desenvolvido com o
3º ano A Ensino Médio, vespertino, e buscou, através das tecnologias,
disponibilizar aos alunos instrumentos e metodologias que corroboraram
criatividade e aprendizagem. Portanto, ao estudar as vanguardas modernistas,
semana da arte moderna e outros fatos históricos desta rica escola literária e
repleta de arte, música e farta literatura e a partir daquilo que cada grupo se
identificou foram produzidos vídeos de releituras.
- Justificativa
Os processos de aprendizagem exigem que a relação da dificuldade da
aprendizagem perpasse pelas dificuldades da metodologia.
Diante de algumas dificuldades proporcionei aos educandos e educandas
novas formas de entender os processos de conhecimento frente a conteúdos tão
questionados pelos mesmos.
Assim sendo, esta atividade busca engendrar no cotidiano novas formas de
compreender esta relação de ensino-aprendizagem, de forma lúdica e responsável
com as perspectivas históricas e sociais.
Adotando métodos interativos os alunos são levados a realizar pesquisas
aprofundando-se no conteúdo e escolhendo uma diretriz com a qual se identifica.
- Objetivos Gerais
Capacitar os educandos e educandas perante as novas tecnologias
educacionais, preparando-os assim para o mercado de trabalho, num universo
social tão antagônico.
Proporcionar intertextualização entre conteúdo e tecnologia culminando
teoria em prática. Fazer pesquisas, dramatizar fatos e debater as conclusões
tomadas por cada grupo.
- Objetivos Específicos
Trabalhar com
afinco o modernismo para que a complexidade e abrangência do conteúdo sejam
desenvolvidas de maneira proveitosa e interativa, favorecendo a fixação,
memorização e absorção completa e real do que os alunos viram sobre do assunto.
- Metodologia e
Desenvolvimento
Após apresentação do projeto aos alunos como proposta do desenvolvimento
do conteúdo, elencados tanto no Referencial Curricular, quanto no planejamento
de aulas, desencadearam–se usando a sala de tecnologia, quanto outros locais
apropriados em que se apresentaram as características históricas a respeito do
universo social da Primeira Geração Modernista e fatos sociais estudados
singularmente de acordo com o universo teórico sociológico.
Realizamos revisão do que já fora estudado até então e assim a sala foi
dividida em grupos que livremente escolheram o que iriam reproduzir por meio de
teatro, dramatização e vídeos de acordo com os critérios e características
condizentes com o que intencionaram abordar.
Os grupos reuniram-se em ambiente externo para filmagem dos vídeos e
apresentaram suas sugestões, após correições feitas eles editaram e finalizaram
suas apresentações para a postagem no blog e facebook da escola.
Após o desenrolar da construção da atividade, os vídeos foram
apresentados para a sala, onde houve debate e perguntas pertinentes ao
conteúdo, como também foram relatadas as experiências pedagógicas, corroborando
assim com os objetivos propostos evitando o imediatismo da conceituação pronta
e consagrada, priorizando o desenvolvimento de ideias e ideais, do raciocínio e
da investigação tanto histórica, social, tecnológica e científica.
- Recursos:
Humanos: alunos, professor, coordenador,
gerenciador.
Materiais: livro e apostilas didáticos, quadro, giz, caderno, etc.
Tecnológicos: computador, internet, softwares,
máquina fotográfica, filmadora.
Físicos: Sala de aula, STE, locais externos
para filmagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário