quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Projeto ‘Migrações internas e externas e êxodo rural’

• IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes
Direção: Erondina Mancuelho Peralta
Coordenadora Pedagógica: Eloi de Lourdes Perin
Professora autora do projeto: Maria de Lourdes Loureiro Xavier
Professor Gerenciador de Tecnologia Educacional e Recursos Midiáticos: Marystela Martins Abrão.

• APRESENTAÇÃO
O projeto ‘Migrações internas e externas e êxodo rural’ colocará em pauta a condição de vida de pessoas que buscam o deslocamento como oportunidade de melhorias sociais e econômicas.
Pontuará a distinção que há entre aqueles que se deslocam de um país para o outro, daqueles que se movem dentro do mesmo país, estado ou cidade como também aqueles que precisam deslocar-se diariamente em cumprimento da rotina de trabalho.


• Justificativa
Conscientizar os educandos de que a população brasileira apresenta alto grau de movimentação interna, sendo a região nordeste a de maior repulsão populacional.



• Objetivos Gerais
Avaliar a qualidade de vida dos diferentes setores da atividade econômica e social quanto às condições materiais e principalmente em relação as diferenças culturais (língua, modo de agir e pensar, hábitos alimentares, etc.)


• Objetivos Específicos
A compreensão e importância das relações sociais na produção e organização do espaço, reconhecendo os fatores histórico-econômicos que deram características próprias para a região Nordeste.
Apresentar aos alunos as principais correntes migratórias brasileiras, trabalhando os movimentos populacionais.
Salientar que na maioria dos casos as condições dos migrantes não são confortáveis.


• Metodologia
Trabalhar os movimentos migratórios com estudos do conteúdo no livro didático.
Fazer pesquisas na STE acerca do tema proposto.
Assistir ao filme ‘Vidas Secas’ baseado na obra de Graciliano Ramos, sendo o filme um exemplo de migração interna mostrando os retirantes em busca de melhores condições de vida.
Apresentação de conclusão do tema por meio de caracterização e dramatização do conteúdo.

• Recursos:
• Humanos: alunos, professor, gerenciador de mídias.
• Materiais: livro didático, material reciclado, roupas para caracterização, objetos de uso pessoal.
• Tecnológicos: TV, DVD, maquina fotográfica, filme, internet, computador.
•  Físicos: Sala de aula e STE.




• Desenvolvimento
Após apresentação do tema, leitura no livro didático e produção de atividades em sala os alunos dirigir-se-ão à STE para fazer pesquisa aprofundada salientando a diferença entre os tipos de migração. Farão pesquisas e leitura de imagens e assim debaterão e exporão oralmente o que compreenderem.
Os alunos serão divididos em grupos e cada qual se responsabilizará por apresentar a caracterização de migrantes internos, externos e êxodo rural.
Com isso a memorização e compreensão do conteúdo será de melhor e maior absorção pelos alunos que a partir da apresentação e encenação fixarão o conteúdo e realmente aprenderão sobre ele.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




 

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