quinta-feira, 21 de março de 2013

Uma ferramenta, muitas descobertas.


As ferramentas tecnológicas atuais nos possibilitam utilizar diversos aplicativos como imagens, vídeos, jogos, entre outros, que auxiliam os alunos a assimilar o conteúdo, porém, uma ferramenta antiga conquistou os alunos do 8º ano B do ensino fundamental e 1º A e B do ensino médio, o microscópio.
Na última semana, as aulas de ciências e biologia estão bem dinâmicas. Segundo a prof.ª Marilizi Duarte, proporcionar aos alunos a vivência de aplicar técnicas descritas nos livros didáticos vai além de complementar o conteúdo, proporciona aos discentes uma visão mais amplas dos conteúdos que serão aplicados em séries posteriores e amadurecem o compromisso e responsabilidade dos mesmo.

A seguir, descrições das atividades que estão sendo desenvolvidas.

Agradecemos ao Laboratório Santa Barbara e Laboratório Municipal Central pelo apoio.

Por: Marilizi Duarte




Série: 8º B

Conteúdo: Célula Animal

 

Material utilizado:

- Palito de dente;

- Lâmina;

- Lamínula;

- Corante de metileno;

- Água;

- Células da parede bucal.

 



Procedimentos:

1º) Raspar a mucosa bucal com o auxílio de um palito de dente.

2º) Com o material colhido fazer um esfregaço fino e transparente sobre uma lâmina seca. Deixar a lâmina secar movimentando-a no ar.

3º) Corar o material com azul de metileno, deixar agir por 5 minutos.

4º) Cobrir com lamínula e observar ao microscópio com objetivas de 4X, 10x e 40x.

5º) Fazer um desenho (esquema) da célula observada no microscópio, identificando as estruturas celulares observadas.
 
 
Séries: 1º A e B

Conteúdo: A origem da vida

 

GERAÇÃO ESPONTÂNEA – PARTE 1



Material utilizado:



- 6 tubos de ensaio;

- papel alumínio;

- algodão;

- panela;

- carne moída;

- água;

- peneira;

- pano limpo ou coador de café de papel.



 


Procedimentos:

- Prepare um caldo de cultura, misturando carne moída (aproximadamente 100g) com meio litro de água filtrada e deixar de molho por cerca de 1 hora.

- Filtrar o líquido, espremendo a carne em uma peneira.

- Ferver o líquido obtido por 15 minutos e passar em filtro (pano limpo ou filtro de café), até obter um caldo claro e transparente.

- Distribuir o caldo de carne entre os tubos de ensaio, a fim de ocupar um terço do volume de cada tubo.

- Fechar os tubos com tufos de algodão e cobri-los com papel alumínio;

- Por os tubos em pé em uma panela pequena (cuidado para os tubos não escorregarem dentro da panela), contendo cerca de três a quatro dedos de água. Tampar e deixar ferver por cerca de 20 minutos.

- Após esfriar, retirar a cobertura de alumínio de apenas 3 tubos e os outros 3 tubos permanecem com o papel alumínio.

- Observar o material por 3 dias.

- Após esse período, observar o ocorrido nos tubos tampados e nos destampados, anotando as observações.

- Traga sua experiência para a sala de aula no dia estabelecido para sua turma 19/03 (1º A) e 20/03 (1º B).

 

GERAÇÃO ESPONTÂNEA – PARTE 2

 

Procedimentos:

- Preparar uma lâmina a fresco para cada tubo e observar na objetiva de maior aumento do microscópio. Em seguida passar para as demais lâminas.

- Fazer um desenho (esquema) de cada tubo observado (os tubos com tampas e os sem tampa).

 

 

 





 

 

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