Introdução
De acordo com a resolução da
direção da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes a reunião dos professores para
a realização do Conselho de Classe foi realizado de forma diferente, onde os
assuntos tratados foram referentes ao aproveitamento dos alunos no ensino
aprendizagem de acordo com os prejuízos devido às faltas, indisciplina e
desinteresse.
Assim, foi acordado que cada sala
terá o professor regente somado a outro professor voluntário e um coordenador
para juntos apadrinharem a sala com objetivo de detectar os problemas e as
ações que serão desenvolvidas para saná-los.
Objetivos
•
Despertar o interesse no projeto “Estudar vale a pena”;
•
Diminuir a faltas;
•
Minimizar a indisciplina;
•
Incentivar a presença e participação em todas às aulas;
•
Dinamizar os conteúdos aplicados;
•
Estimular o professor a mudar a sua metodologia utilizando as TICs, tornando
suas aulas mais atrativas;
•
Promover o atendimento individual ao aluno com defasagem na aprendizagem
através da equipe pedagógica;
•
Oferecer aulas de reforço aos alunos no contra turno com a anuência dos pais;
Metodologia
Inicialmente, foram citados durante
a reunião os nomes dos alunos que estavam em desacordo com as metas da escola,
principalmente no que tange a aprendizagem e frequência, assim depois de
distribuir entre os professores regentes, voluntários e coordenadores tivemos
uma conversa individual com alguns alunos presentes. Aos alunos menores de
idade será encaminhado para os pais um bilhete convidando-os a virem à escola
para falarmos sobre a situação do seu filho e o que ela esta oferecendo para
resgatar a aprendizagem, mas para isso precisamos do apoio da família. Assim
será desenvolvido com ajuda dos professores, alunos voluntários o horário para
o reforço no contra turno.
Para os alunos do período noturno
será criada uma ação a pedido dos próprios alunos e com a iniciativa de um
deles, estudante do segundo ano do ensino médio, que procurou professores e
direção para desenvolver um projeto que evite a evasão, estimule a participação
dos alunos, atraia os faltosos para atividades diferenciadas. Para isso haverá
controle das faltas e médias de cada turma, será necessário que as turmas
obtenham notas acima da média e pelo menos 80% de frequência. As turmas que
atingirem as especificações terão direito à atividades esportivas extra classes
duas vezes na semana, revisando regras internacionais das práticas, interagindo
alunos e professores.
Paralelamente a escola promoverá
um ciclo de palestras, apresentação de filmes e vídeos motivacionais que
tratarão de assuntos inerentes à cidadania, tais como: orientação sexual,
valorização pessoal, auto-estima, respeito aos pais e/ou idosos,
profissionalismo e a importância dos estudos, etc. Para isso contaremos com a
parceria de órgãos públicos municipais para a realização de palestras e
debates. Incluiremos a este ciclo a análise subjetiva de filmes temáticos.
Cronograma
PERÍODO
|
AÇÃO
|
Abril
|
Reunião com equipe pedagógica.
|
Maio
|
Convocação de alunos faltosos,
indisciplinados e com defasagem de aprendizado para conversa sincera e
acolhedora a fim de despertar o interesse pela vida acadêmica.
|
Maio
|
Elaborar ações individualizadas para
atingir os objetivos traçados.
|
Maio
|
Seleção de alunos voluntários para o
reforço.
|
Junho
|
Reunião com os pais para tratar dos
problemas em relação aos filhos.
|
Junho - Novembro
|
Atividade lúdica esportiva para alunos
do período noturno visando aumento de frequência e notas acima da média.
|
Junho - Novembro
|
Reforço interno escolar.
|
Junho - Novembro
|
Ciclo de palestras e filmes temáticos.
|
Recursos
Recursos Humanos:
Equipe pedagógica, Profissionais dos órgãos públicos.
Recursos Materiais:
Data Show, Vídeos DVDs, caixa de som, anfiteatro, papel sulfite, cabos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário