sexta-feira, 5 de julho de 2013

Projeto 'Equipe sem fronteiras'.

Introdução
De acordo com a resolução da direção da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes a reunião dos professores para a realização do Conselho de Classe foi realizado de forma diferente, onde os assuntos tratados foram referentes ao aproveitamento dos alunos no ensino aprendizagem de acordo com os prejuízos devido às faltas, indisciplina e desinteresse.
Assim, foi acordado que cada sala terá o professor regente somado a outro professor voluntário e um coordenador para juntos apadrinharem a sala com objetivo de detectar os problemas e as ações que serão desenvolvidas para saná-los.
Objetivos
• Despertar o interesse no projeto “Estudar vale a pena”;
• Diminuir a faltas;
• Minimizar a indisciplina;
• Incentivar a presença e participação em todas às aulas;
• Dinamizar os conteúdos aplicados;
• Estimular o professor a mudar a sua metodologia utilizando as TICs, tornando suas aulas mais atrativas;
• Promover o atendimento individual ao aluno com defasagem na aprendizagem através da equipe pedagógica;
• Oferecer aulas de reforço aos alunos no contra turno com a anuência dos pais;

Metodologia
Inicialmente, foram citados durante a reunião os nomes dos alunos que estavam em desacordo com as metas da escola, principalmente no que tange a aprendizagem e frequência, assim depois de distribuir entre os professores regentes, voluntários e coordenadores tivemos uma conversa individual com alguns alunos presentes. Aos alunos menores de idade será encaminhado para os pais um bilhete convidando-os a virem à escola para falarmos sobre a situação do seu filho e o que ela esta oferecendo para resgatar a aprendizagem, mas para isso precisamos do apoio da família. Assim será desenvolvido com ajuda dos professores, alunos voluntários o horário para o reforço no contra turno.
Para os alunos do período noturno será criada uma ação a pedido dos próprios alunos e com a iniciativa de um deles, estudante do segundo ano do ensino médio, que procurou professores e direção para desenvolver um projeto que evite a evasão, estimule a participação dos alunos, atraia os faltosos para atividades diferenciadas. Para isso haverá controle das faltas e médias de cada turma, será necessário que as turmas obtenham notas acima da média e pelo menos 80% de frequência. As turmas que atingirem as especificações terão direito à atividades esportivas extra classes duas vezes na semana, revisando regras internacionais das práticas, interagindo alunos e professores.
Paralelamente a escola promoverá um ciclo de palestras, apresentação de filmes e vídeos motivacionais que tratarão de assuntos inerentes à cidadania, tais como: orientação sexual, valorização pessoal, auto-estima, respeito aos pais e/ou idosos, profissionalismo e a importância dos estudos, etc. Para isso contaremos com a parceria de órgãos públicos municipais para a realização de palestras e debates. Incluiremos a este ciclo a análise subjetiva de filmes temáticos.
Cronograma
PERÍODO
AÇÃO
Abril
Reunião com equipe pedagógica.
Maio
Convocação de alunos faltosos, indisciplinados e com defasagem de aprendizado para conversa sincera e acolhedora a fim de despertar o interesse pela vida acadêmica.
Maio
Elaborar ações individualizadas para atingir os objetivos traçados.
Maio
Seleção de alunos voluntários para o reforço.
Junho
Reunião com os pais para tratar dos problemas em relação aos filhos.
Junho - Novembro
Atividade lúdica esportiva para alunos do período noturno visando aumento de frequência e notas acima da média.
Junho - Novembro
Reforço interno escolar.
Junho - Novembro
Ciclo de palestras e filmes temáticos.

Recursos
Recursos Humanos: Equipe pedagógica, Profissionais dos órgãos públicos.
Recursos Materiais: Data Show, Vídeos DVDs, caixa de som, anfiteatro, papel sulfite, cabos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário