APRESENTAÇÃO
O projeto apresentado a seguir será implantado e
desenvolvido na escola Bonifácio Camargo Gomes através de solicitação da SED em
parceria com o NTE – Jardim, para mostrar a importância das TICs no cotidiano
escolar dos nossos alunos. Com o uso das mídias que embasará todo o
desenvolvimento do projeto, os alunos serão estimulados a realizar estudos
aprofundados e a produzir um documentário com o ponto de vista deles sobre o
ambiente em que estudam. Isso se dará após reuniões realizadas com todas as
salas para apresentação do projeto com o uso de slides, vídeos e registros
fotográficos da própria escola. Durante a Jornada Pedagógica surgiu a menção em
trabalharmos a conservação do patrimônio público inerente a outros valores
transversais como: ética, cidadania, preservação e cuidado com o que é público
e as interferências que acarretam ao meio ambiente.
INTRODUÇÃO
Patrimônio Público é definido como o conjunto de
bens e direitos que pertence a todos e não a um determinado indivíduo ou
entidade ou o conjunto de bens à disposição da coletividade. Numa visão
mais ampla Patrimônio Público é segundo a Lei de Ação Popular nº 4.717, de
29/6/1965, Art. 1º § 1º Consideram-se patrimônio público, para os fins
referidos neste artigo, os bens e direitos de valor econômico, artístico,
estético ou histórico ou turístico.
Tendo em vista a definição de patrimônio, este
projeto visa nortear ações direcionadas aos alunos e suas famílias buscando o
cuidado, vigilância, dedicação e atenção com os bens coletivos que formam a
Escola Bonifácio Camargo Gomes. Torna-se indispensável o exercício do Civismo
em sua prática e teoria, como também ressaltar valores de ética e cidadania.
JUSTIFICATIVA
Todo dia noticiamos ações praticadas por menores na
depredação de patrimônio público e a impotência do poder público quanto a
identificar os autores, recorrendo à população. Na escola não é diferente, onde
verificamos que devido à falta de informação e amor pelo espaço que ocupam,
nossos alunos estão praticando os mesmos delitos. Considerando alguns hábitos
inadequados dos alunos este projeto tem por justificativa a sensibilização de
fatores prejudiciais causados pelo desmazelo e descompromisso em manter o ambiente
escolar e público limpo e organizado. O comprometimento dos profissionais,
somado às ações pertinentes direcionadas para a sensibilização dos alunos,
resultarão na conservação das salas, pátios e recursos da qual a escola
disponibiliza.
Perante as situações verificadas dentro da escola e
de seu entorno, sentimos a necessidade de mudar esta realidade, assim a escola
como fator preponderante na construção do caráter dos jovens, ensinando-os a
conviver em harmonia com o seu próprio espaço e o do coletivo.
Em contra partida os temas transversais serão
desenvolvidos em um ciclo que mesclará palestras, vídeos, reflexões, debates e
comunicação direta com os alunos.
Para atingir os objetivos almejados usaremos recursos tecnológicos que propiciarão métodos interativos atrativos do projeto.
Para atingir os objetivos almejados usaremos recursos tecnológicos que propiciarão métodos interativos atrativos do projeto.
OBJETIVOS GERAIS
Promover a conscientização de toda a escola quanto
a valorização, cuidados, conservação e preservação da EE Bonifácio Camargo
Gomes, como também cultivar a prática de cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explanar diante a comunidade escolar o que é
patrimônio público e qual a nossa responsabilidade diante a sua preservação e
conservação; tornar conhecida leis de conservação e penalidades de acordo com o
código civil; propor uma reflexão junto aos participantes sobre a
responsabilidade de conservação do patrimônio Público Escolar; conscientizar a
comunidade escolar sobre a necessidade de respeitar e valorizar o patrimônio e
a propriedade coletiva; demonstrar que a escola pertence a todos já que é mantida
através dos impostos pagos por todos os cidadãos; sensibilizar a comunidade
escolar a respeito do importante papel da escola em nosso cotidiano; levantar
dados de custos e gastos para a construção e manutenção do ambiente escolar; despertar
o amor dos alunos pela escola, pois quem ama cuida.
Exercer a cidadania (Direitos e Deveres). Incutir
valores éticos e sociais relacionados à profissionalização, respeito ao
próximo, orientação sexual e autoestima. Utilizar as mídias na realização de
pesquisas, avaliações, reflexões, elaboração de estudos, gráficos, campanhas e
etc. Promoção e divulgação das atividades realizadas pela escola nas redes
sociais. Utilizar a STE para produções, impressões e notificações.
METODOLOGIA
Em concordância com a direção e almejando atingir
os objetivos especificados, comunicaremos a comunidade escolar, relatando a
justificativa e metodologia a serem aplicadas na prática do projeto por meio de
sua apresentação em reuniões com todas as turmas na sala de tecnologia e
posteriormente apresentada aos pais no Dia da Família na Escola para que nossa
ação seja consolidada no seio familiar.
Sendo assim, o ambiente interno da escola ficará
sem a intervenção dos funcionários de limpeza durante três dias para que os
alunos observem como eles deixam os espaços utilizados por eles. Em seguida, os
ambientes serão fotografados e apresentados no Data Show por cada
professor regente na sua turma, desenvolvendo uma reflexão crítica e alarmante
dentro do espaço ocupado por eles durante quatro horas. No dia seguinte
promoveremos um mutirão de limpeza coletiva com a participação dos alunos para
que entendam a importância de preservar o patrimônio público. A partir dessa
situação cada professor, na sua área, abordará os temas transversais citadas
nos objetivos. Dessa maneira, não partimos de uma fala específica, mas de uma
situação preocupante do dia a dia da escola e para isso, teremos o envolvimento
de todos (comunidade escolar e família).
As ações que envolvem publicações serão realizadas
mediante pesquisa e constatação de fatos dentro da escola, após confecção dos
painéis e cartazes faremos exposição em murais e redes sociais da escola. Os
temas transversais serão apresentados em um ciclo itinerante na qual as salas
assistirão filmes e/ou vídeos de acordo com propostas e problemas identificados
entre os alunos, no espaço do anfiteatro. O foco será a sensibilização quanto
à: profissionalização, respeito ao próximo, orientação sexual, valorização
pessoal, autoestima. O ciclo de palestras ocorrerá uma vez por semana durante o
mês especificado.
A seguir elencaremos as ações que serão
desenvolvidas no projeto:
PERÍODO
|
AÇÕES
|
RECURSOS
|
Maio
|
Divulgação do projeto com apresentação dos
registros feitos a partir da sujeira causada pelos alunos.
|
Máquina fotográfica; Data show;
Software: apresentação de slides. |
Maio a Dezembro
|
Promover mutirão de limpeza nas salas e pátios ao
término da aula com datas e turmas diferentes a cada campanha.
|
Máquina fotográfica; Vassoura; Lixeira.
|
Junho
|
Estudo, reflexão e confecção de cartazes com sugestões dos alunos com os gastos da escola que poderiam ser evitados (quanto à preservação do patrimônio escolar) se cada um colaborar com sua parcela de responsabilidade em prol do coletivo. |
Cartolina; Papel manilha; Folha sulfite; Computador; Calculadora; Impressora;
Aluno/Professor.
|
Junho/Julho
|
Estudo e confecção de gráficos no laboratório de
informática sobre os gastos gerados à escola pelos danos causados ao
patrimônio escolar.
|
STE; Softwares: Planilha; Internet.
|
Agosto
|
Ciclo de Reflexão com estudo e análise que
ponderem a conduta, ideologia e atitudes dos alunos quanto aos temas
transversais do cotidiano.
|
Data show; Vídeos; Caixa de som; Anfiteatro; Filmes educativos; TV/DVD;
Softwares: apresentação de slides; Computador.
|
Agosto
|
Pesquisa e elaboração de gráficos com os custos na construção de salas de aulas para dimensionar o que cada família de aluno colaborou e continuando colaborando através de impostos para a manutenção e preservação dos mesmos. O estudo levantará os valores gastos e fará a divisão pela quantidade de alunos na sala resultando na parcela de colaboração de cada um. |
Computador; Drena; Softwares: Planilha; Internet; Calculadora;
Cartolina; Papel sulfite; Aluno/Professor. |
Setembro
|
Apresentação teatral de Fantoche encenando atitudes, atos e consequências prejudiciais devido ao acúmulo de lixo em paços públicos e em ambientes privados e particulares. |
Material para confecção de fantoche; Impressora; Roteiro; Máquina
fotográfica; Cartolina para cenário; Aluno/Professor.
|
Maio a Dezembro
|
Elaboração de um jornal-mural notificando e
chamando a atenção da comunidade escolar para fatos e acontecimentos da
realidade local.
|
Folha sulfite; Recortes de revistas e jornais; Computador; Internet;
Impressora; Aluno/Professor. |
Maio a Dezembro
|
Elaboração e apresentação através de filmagem e
exposição no data show, com reportagens e entrevistas realizadas com a
comunidade escolar, ocasionando reflexão coletiva de aspectos de nossa
realidade e como poderemos modificá-los para melhor, transformando a
realidade em que estamos inseridos. O produto final concretizará um
documentário em que os alunos demonstrarão seus pontos de vista diante a
situação em que se encontram os patrimônios móveis e imóveis da escola. A
proposta traz um documentário com o tema: “Teu consumo te consome”.
|
Data show; Máquina fotográfica;
Impressora; Máquina filmadora; Internet; Softwares: planilha, apresentação de slides, editor e processador de vídeos; Aluno/Professor/Entrevistados. |
Maio a Dezembro
|
“Gincana Limpeza é uma Beleza”. Divulgar uma gincana de limpeza e
organização onde as salas competirão entre si. A sala que se mantiver mais
limpa durante o ano ganhará um passeio turístico. Os alunos deverão
confeccionar cestas de lixo adequadas e recicladas para suas salas.
|
Material reciclável para confeccionar cestas;
Máquina fotográfica; Parceira com proprietários de passeios turísticos; Ônibus para transporte dos alunos para o passeio. |
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará através dos resultados obtidos
no âmbito escolar, por meio da participação dos alunos, a verificação das
atividades pedagógicas distribuídas no desenvolvimento do projeto e
concretizadas pelos alunos.
A melhoria significativa na aparência e conservação
dos espaços escolares comprovadas no documentário produzido pelos alunos.
Valorização da propriedade coletiva da escola. Iniciativas dos alunos em
atitudes de cooperação, valores, liderança e mobilização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário