segunda-feira, 29 de julho de 2013

Projeto "O USO DAS TICS NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR."


APRESENTAÇÃO

O projeto apresentado a seguir será implantado e desenvolvido na escola Bonifácio Camargo Gomes através de solicitação da SED em parceria com o NTE – Jardim, para mostrar a importância das TICs no cotidiano escolar dos nossos alunos. Com o uso das mídias que embasará todo o desenvolvimento do projeto, os alunos serão estimulados a realizar estudos aprofundados e a produzir um documentário com o ponto de vista deles sobre o ambiente em que estudam. Isso se dará após reuniões realizadas com todas as salas para apresentação do projeto com o uso de slides, vídeos e registros fotográficos da própria escola. Durante a Jornada Pedagógica surgiu a menção em trabalharmos a conservação do patrimônio público inerente a outros valores transversais como: ética, cidadania, preservação e cuidado com o que é público e as interferências que  acarretam  ao meio ambiente.
 

 

INTRODUÇÃO

Patrimônio Público é definido como o conjunto de bens e direitos que pertence a todos e não a um determinado indivíduo ou entidade ou o conjunto de bens à disposição da coletividade.  Numa visão mais ampla Patrimônio Público é segundo a Lei de Ação Popular nº 4.717, de 29/6/1965, Art. 1º  § 1º Consideram-se patrimônio público, para os fins referidos neste artigo, os bens e direitos de valor econômico, artístico, estético ou histórico ou turístico.

Tendo em vista a definição de patrimônio, este projeto visa nortear ações direcionadas aos alunos e suas famílias buscando o cuidado, vigilância, dedicação e atenção com os bens coletivos que formam a Escola Bonifácio Camargo Gomes. Torna-se indispensável o exercício do Civismo em sua prática e teoria, como também ressaltar valores de ética e cidadania.

 

 

JUSTIFICATIVA

Todo dia noticiamos ações praticadas por menores na depredação de patrimônio público e a impotência do poder público quanto a identificar os autores, recorrendo à população. Na escola não é diferente, onde verificamos que devido à falta de informação e amor pelo espaço que ocupam, nossos alunos estão praticando os mesmos delitos. Considerando alguns hábitos inadequados dos alunos este projeto tem por justificativa a sensibilização de fatores prejudiciais causados pelo desmazelo e descompromisso em manter o ambiente escolar e público limpo e organizado. O comprometimento dos profissionais, somado às ações pertinentes direcionadas para a sensibilização dos alunos, resultarão na conservação das salas, pátios e recursos da qual a escola disponibiliza.

Perante as situações verificadas dentro da escola e de seu entorno, sentimos a necessidade de mudar esta realidade, assim a escola como fator preponderante na construção do caráter dos jovens, ensinando-os a conviver em harmonia com o seu próprio espaço e o do coletivo.

Em contra partida os temas transversais serão desenvolvidos em um ciclo que mesclará palestras, vídeos, reflexões, debates e comunicação direta com os alunos.
Para atingir os objetivos almejados usaremos recursos tecnológicos que propiciarão métodos interativos atrativos do projeto.

 
 

OBJETIVOS GERAIS

Promover a conscientização de toda a escola quanto a valorização, cuidados, conservação e preservação da EE Bonifácio Camargo Gomes, como também cultivar a prática de cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Explanar diante a comunidade escolar o que é patrimônio público e qual a nossa responsabilidade diante a sua preservação e conservação; tornar conhecida leis de conservação e penalidades de acordo com o código civil; propor uma reflexão junto aos participantes sobre a responsabilidade de conservação do patrimônio Público Escolar; conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de respeitar e valorizar o patrimônio e a propriedade coletiva; demonstrar que a escola pertence a todos já que é mantida através dos impostos pagos por todos os cidadãos; sensibilizar a comunidade escolar a respeito do importante papel da escola em nosso cotidiano; levantar dados de custos e gastos para a construção e manutenção do ambiente escolar; despertar o amor dos alunos pela escola, pois quem ama cuida.

Exercer a cidadania (Direitos e Deveres). Incutir valores éticos e sociais relacionados à profissionalização, respeito ao próximo, orientação sexual e autoestima. Utilizar as mídias na realização de pesquisas, avaliações, reflexões, elaboração de estudos, gráficos, campanhas e etc. Promoção e divulgação das atividades realizadas pela escola nas redes sociais. Utilizar a STE para produções, impressões e notificações.

 

 

METODOLOGIA

Em concordância com a direção e almejando atingir os objetivos especificados, comunicaremos a comunidade escolar, relatando a justificativa e metodologia a serem aplicadas na prática do projeto por meio de sua apresentação em reuniões com todas as turmas na sala de tecnologia e posteriormente apresentada aos pais no Dia da Família na Escola para que nossa ação seja consolidada no seio familiar.

Sendo assim, o ambiente interno da escola ficará sem a intervenção dos funcionários de limpeza durante três dias para que os alunos observem como eles deixam os espaços utilizados por eles. Em seguida, os ambientes serão fotografados e apresentados no Data Show por cada professor regente na sua turma, desenvolvendo uma reflexão crítica e alarmante dentro do espaço ocupado por eles durante quatro horas. No dia seguinte promoveremos um mutirão de limpeza coletiva com a participação dos alunos para que entendam a importância de preservar o patrimônio público. A partir dessa situação cada professor, na sua área, abordará os temas transversais citadas nos objetivos. Dessa maneira, não partimos de uma fala específica, mas de uma situação preocupante do dia a dia da escola e para isso, teremos o envolvimento de todos (comunidade escolar e família).

As ações que envolvem publicações serão realizadas mediante pesquisa e constatação de fatos dentro da escola, após confecção dos painéis e cartazes faremos exposição em murais e redes sociais da escola. Os temas transversais serão apresentados em um ciclo itinerante na qual as salas assistirão filmes e/ou vídeos de acordo com propostas e problemas identificados entre os alunos, no espaço do anfiteatro. O foco será a sensibilização quanto à: profissionalização, respeito ao próximo, orientação sexual, valorização pessoal, autoestima. O ciclo de palestras ocorrerá uma vez por semana durante o mês especificado.

A seguir elencaremos as ações que serão desenvolvidas no projeto:

 CRONOGRAMA

PERÍODO
AÇÕES
RECURSOS
Maio
Divulgação do projeto com apresentação dos registros feitos a partir da sujeira causada pelos alunos.
Máquina fotográfica; Data show;
Software: apresentação de slides.
 
Maio a Dezembro
Promover mutirão de limpeza nas salas e pátios ao término da aula com datas e turmas diferentes a cada campanha.
Máquina fotográfica; Vassoura; Lixeira.

 
Junho

Estudo, reflexão e confecção de cartazes com sugestões dos alunos com os gastos da escola que poderiam ser evitados (quanto à preservação do patrimônio escolar) se cada um colaborar com sua parcela de responsabilidade em prol do coletivo.
Cartolina; Papel manilha; Folha sulfite; Computador; Calculadora; Impressora; Aluno/Professor.
 
Junho/Julho
Estudo e confecção de gráficos no laboratório de informática sobre os gastos gerados à escola pelos danos causados ao patrimônio escolar.
STE; Softwares: Planilha; Internet.
 
Agosto
 Ciclo de Reflexão com estudo e análise que ponderem a conduta, ideologia e atitudes dos alunos quanto aos temas transversais do cotidiano.
Data show; Vídeos; Caixa de som; Anfiteatro; Filmes educativos; TV/DVD; Softwares: apresentação de slides; Computador.


 
Agosto

Pesquisa e elaboração de gráficos com os custos na construção de salas de aulas para dimensionar o que cada família de aluno colaborou e continuando colaborando através de impostos para a manutenção e preservação dos mesmos. O estudo levantará os valores gastos e fará a divisão pela quantidade de alunos na sala resultando na parcela de colaboração de cada um.
Computador; Drena; Softwares: Planilha; Internet; Calculadora;
Cartolina; Papel sulfite; Aluno/Professor.

 
Setembro

Apresentação teatral de Fantoche encenando atitudes, atos e consequências prejudiciais devido ao acúmulo de lixo em paços públicos e em ambientes privados e particulares.
Material para confecção de fantoche; Impressora; Roteiro; Máquina fotográfica; Cartolina para cenário; Aluno/Professor.

 
Maio a Dezembro
 Elaboração de um jornal-mural notificando e chamando a atenção da comunidade escolar para fatos e acontecimentos da realidade local.
 
Folha sulfite; Recortes de revistas e jornais; Computador; Internet;
Impressora; Aluno/Professor.




 
Maio a Dezembro
Elaboração e apresentação através de filmagem e exposição no data show, com reportagens e entrevistas realizadas com a comunidade escolar, ocasionando reflexão coletiva de aspectos de nossa realidade e como poderemos modificá-los para melhor, transformando a realidade em que estamos inseridos. O produto final concretizará um documentário em que os alunos demonstrarão seus pontos de vista diante a situação em que se encontram os patrimônios móveis e imóveis da escola. A proposta traz um documentário com o tema: “Teu consumo te consome”.
Data show; Máquina fotográfica;
Impressora; Máquina filmadora; Internet; Softwares: planilha, apresentação de slides, editor e processador de vídeos; Aluno/Professor/Entrevistados.

 
Maio a Dezembro
“Gincana Limpeza é uma Beleza”. Divulgar uma gincana de limpeza e organização onde as salas competirão entre si. A sala que se mantiver mais limpa durante o ano ganhará um passeio turístico. Os alunos deverão confeccionar cestas de lixo adequadas e recicladas para suas salas.
Material reciclável para confeccionar cestas;
Máquina fotográfica;
Parceira com proprietários de passeios turísticos;
Ônibus para transporte dos alunos para o passeio.

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação se dará através dos resultados obtidos no âmbito escolar, por meio da participação dos alunos, a verificação das atividades pedagógicas distribuídas no desenvolvimento do projeto e concretizadas pelos alunos.

A melhoria significativa na aparência e conservação dos espaços escolares comprovadas no documentário produzido pelos alunos. Valorização da propriedade coletiva da escola. Iniciativas dos alunos em atitudes de cooperação, valores, liderança e mobilização.

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