ESCOLA ESTADUAL BONIFÁCIO
CAMARGO GOMES
Professor Elton Teixeira da Silva
Público alvo: 9º ao
3º Ano do Ensino Médio
Público específico: 9º
Ano C
Duração (29/07 à 27/08/2013)
Bonito – MS
2013
Justificativa
Não
existe sociedade ou grupo humano que sob algum aspecto não pratique de alguma
maneira a representação: essa necessidade humana de nos supormos outro. A
necessidade que persiste em tantas brincadeiras infantis de nos imaginarmos
alguém capaz de fazer aquilo que nos exigem socialmente transformou-se na
capacidade de criar, na capacidade crítica através da qual a humanidade,
buscando distinguir o que importa preservar e o que importa destruir ou
abandonar, procura seguidamente se libertar: pela expressão teatral de
representar. O teatro traduz uma forma artística elaborada cuja singularidade
reside no fato de ser uma manifestação criativa, viva e coletiva. A
representação também é, na verdade, o resultado crítico combinado de diferentes
elementos que integram uma totalidade articulada onde palco e platéia são ao
mesmo tempo condição e resultado desse próprio fenômeno.
Aliar
a prática teatral ao ensino de história hoje é uma ferramenta fundamental na
construção do aprendizado. No contexto teatral ainda é possível aliar a música
e o desenho.
No
tempo atual a escola recebe esta nova tarefa integrar a arte ao ensino com os
alunos que não é uma tarefa fácil. Porém, o presente projeto busca atividades
pedagógicas coerentes com a realidade cotidiana do aluno, tornam a aprendizagem
mais significativa, assim como a reflexão com o aprendiz sobre sua prática e
seus objetivos. A consideração do componente afetivo se
mostrou muito válida neste trabalho. Bagno (2005:34) afirma que “há séculos e
séculos, o riso, o escárnio e o deboche fazem parte do ensino”.
Já
Freire (2005:83), uma educação “problematizadora”, por meio da qual os homens
se percebem criticamente e estabelecem uma forma autêntica de pensar e atuar,
que tem no diálogo e expressões “o selo do ato cognoscente, desvelador da
realidade”.
Vale ressaltar ainda
a importância de destacar a produção cultural da década de 60 realçando a importância da música de protesto, que também
será trabalhada, pois a música é um veículo de extrema importância em um
determinado grupo social é até mesmo redundante, no entanto, não se pode negar
ser esse meio de comunicação essencial para atingir os mais diversos segmentos
da sociedade. É o que pode ser constatado ao se verificar a nossa história
recente, pois durante o regime militar foi à música um dos maiores instrumentos
de protesto em um contexto de repressão.
Objetivo Geral
Conhecer como se formou e se constitui a década de 60
dentro do contexto mundial, observando os diversos acontecimentos, produções
culturais artísticas que marcaram e alteraram o cenário da sociedade daquela
época.
Objetivos
Específicos










Procedimentos
Aula 01:
Apresentação inicial sobre Período democrático que
antecedeu a década de 60.
Um olhar sobre o
governo de Dutra;
A volta de Vargas de 1951-1954;
Governo de Juscelino 1956-1961;
Aplicação do conteúdo em quadro negro, explanando o tema
com veemência;
Destacar as mudanças e alterações que aconteceram no
Brasil nos diversos aspectos.
Aula 02:
Discussão em círculo sobre o Governo de Jânio
Quadros, que marca o início da década de 60 no Brasil.
- O estilo de
Jânio: Surpresas e contradições;
- A renúncia de Jânio;
- A frente legalista;
Aula 03:
Apresentação do Governo de João Goulart que teve como sua marca um
governo caracterizado pelo nacionalismo e reformismo, utilizando dos recursos
midiáticos (Data Show, Computador e Som), ressaltando a importância da
utilização dos mesmos para fixação do conteúdo.
Aula 04:
Apresentação do conteúdo em sala de aula utilizando-se dos recursos
midiáticos (data-show).
- Canto de uma paródia sobre a produção
musical artística e a moda da década de 60.
- Explanação sobre os governos militares durante a década de 60;
- Frisar quanto à instalação dos militares no poder;
- Ressaltar sobre o “estado de sitio” implantado pelo governo militares,
a escalada do autoritarismo os “atos instrucionais”
Para esta aula sugiro a implantação em Blog da Escola/Facebook, para
divulgação do trabalho e proporcionar no aluno a busca do conteúdo acessando os
meios tecnológicos.
Aula 05:
Sugestão de caracterização sobre década de 60, para o dia 25/08
ressaltando levando assim o educando a exprimir sua capacidade criativa de
representatividade com um desfile, e avaliação das caracterizações em sala de
aula.
Sugestão de criação de painéis sobre a década de 60, revelando assim a
busca e o interesse e criatividade que o educando teve durante o processo de
montagem dos painéis, utilizando divisórias de compensado;
Sugestão de decoração da sala com a produção cultural da década de 60,
levando assim aqueles alunos com timidez a apresentarem seus talentos com arte,
através do desenho;
Sugestão de apresentações musicais levando os educandos a se encontrarem
com a música e explorarem seus talentos. Nesta em especial participará os
alunos do ensino médio matutino, vespertino e conto ainda com o apoio da
professora Marystela Abrão, professor gerenciador de recursos midiáticos. Obs:
Nesta aula ficará acertado o dia para apresentação geral do projeto para o dia 27/08/2012.
Aula 06:
Trabalhar as canções de protesto um estilo que aflora com veemência na
música popular brasileira durante o regime da ditadura.
Acompanhamento, discussões sobre as etapas finais do projeto, tendo o
educador como mediador, sugerindo, corrigindo e auxiliando no processo de
construção dos trabalhos para apresentação em aula futura.
Aula 07:
Apresentação do projeto a toda comunidade escolar do turno vespertino, em
momento cívico, ou em no espaço físico (sala de aula do 9º ano B do ensino
médio ou ainda em anfiteatro da Universidade Federal) com a participação de
diversos parceiros, tais como cantores, músicos e mídia local para divulgação
em massa do trabalho nos jornais e sites que a cidade possui.
Nesta contarei com o pronto apoio dos seguintes professores: e Valteir de
Ciências e Maria Luisa que terão as aulas anterior e posterior a minha, Paulo
Henrique Breda da disciplina de Arte que me auxiliaram na montagem e
desmontagem, haja vista que os educandos farão a decoração da sala, e ao final do projeto será servido um
pequeno coquetel.
Recurso Materiais






Recursos tecnológicos




Avaliação
Será
feita mediante a caracterização individual, ornamentação da sala participação, e
interesse do aluno na atividade. Os trabalhos serão expostos a comunidade
escolar no dia 27/08/2013.

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Professor Coordenação e ou Direção
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