ESCOLA ESTADUAL BONIFÁCIO
CAMARGO GOMES
Professor Elton Teixeira da Silva
Público alvo: 9º ao
3º Ano do Ensino Médio
Público específico: 9º
Ano C
Duração (29/07 à 27/08/2013)
Bonito – MS
2013
Justificativa
Não
existe sociedade ou grupo humano que sob algum aspecto não pratique de alguma
maneira a representação: essa necessidade humana de nos supormos outro. A
necessidade que persiste em tantas brincadeiras infantis de nos imaginarmos
alguém capaz de fazer aquilo que nos exigem socialmente transformou-se na
capacidade de criar, na capacidade crítica através da qual a humanidade,
buscando distinguir o que importa preservar e o que importa destruir ou
abandonar, procura seguidamente se libertar: pela expressão teatral de
representar. O teatro traduz uma forma artística elaborada cuja singularidade
reside no fato de ser uma manifestação criativa, viva e coletiva. A
representação também é, na verdade, o resultado crítico combinado de diferentes
elementos que integram uma totalidade articulada onde palco e platéia são ao
mesmo tempo condição e resultado desse próprio fenômeno.
Aliar
a prática teatral ao ensino de história hoje é uma ferramenta fundamental na
construção do aprendizado. No contexto teatral ainda é possível aliar a música
e o desenho.
No
tempo atual a escola recebe esta nova tarefa integrar a arte ao ensino com os
alunos que não é uma tarefa fácil. Porém, o presente projeto busca atividades
pedagógicas coerentes com a realidade cotidiana do aluno, tornam a aprendizagem
mais significativa, assim como a reflexão com o aprendiz sobre sua prática e
seus objetivos. A consideração do componente afetivo se
mostrou muito válida neste trabalho. Bagno (2005:34) afirma que “há séculos e
séculos, o riso, o escárnio e o deboche fazem parte do ensino”.
Já
Freire (2005:83), uma educação “problematizadora”, por meio da qual os homens
se percebem criticamente e estabelecem uma forma autêntica de pensar e atuar,
que tem no diálogo e expressões “o selo do ato cognoscente, desvelador da
realidade”.
Vale ressaltar ainda
a importância de destacar a produção cultural da década de 60 realçando a importância da música de protesto, que também
será trabalhada, pois a música é um veículo de extrema importância em um
determinado grupo social é até mesmo redundante, no entanto, não se pode negar
ser esse meio de comunicação essencial para atingir os mais diversos segmentos
da sociedade. É o que pode ser constatado ao se verificar a nossa história
recente, pois durante o regime militar foi à música um dos maiores instrumentos
de protesto em um contexto de repressão.
Objetivo Geral
Conhecer como se formou e se constitui a década de 60
dentro do contexto mundial, observando os diversos acontecimentos, produções
culturais artísticas que marcaram e alteraram o cenário da sociedade daquela
época.
Objetivos
Específicos
Estimular através da representação e caracterização
pelas vestes a sua capacidade criadora;
Desenvolver o senso crítico no que tange as a
observações das músicas de protesto produzidas na década trabalhada;
Valorizar a sua produção artística e musical;
Propiciar ao educando um momento de criatividade;
Estimular o educando a apresentação de
trabalhos de sua autoria;
Analisar e entender a década de 60 nas suas
diversas esferas e concepções;
Incentivo através da apresentação para que o
educando possa ser levado a desinibir-se;
Incentivar, o Teatro, a Música e o Desenho,
para expressão artística da história ora construída.
Favorecer a interdisciplinaridade aliar o
conteúdo de Inglês e Espanhol com o de História ao apresentar as músicas e
artes da década de 60 que explodiram no mundo.
Estimular os alunos do Ensino Médio, ao se apresentarem
para alunos do ensino fundamental, promovendo assim uma interação entre os
alunos do Ensino Médio e Fundamental.
Procedimentos
Aula 01:
Apresentação inicial sobre Período democrático que
antecedeu a década de 60.
Um olhar sobre o
governo de Dutra;
A volta de Vargas de 1951-1954;
Governo de Juscelino 1956-1961;
Aplicação do conteúdo em quadro negro, explanando o tema
com veemência;
Destacar as mudanças e alterações que aconteceram no
Brasil nos diversos aspectos.
Aula 02:
Discussão em círculo sobre o Governo de Jânio
Quadros, que marca o início da década de 60 no Brasil.
- O estilo de
Jânio: Surpresas e contradições;
- A renúncia de Jânio;
- A frente legalista;
Aula 03:
Apresentação do Governo de João Goulart que teve como sua marca um
governo caracterizado pelo nacionalismo e reformismo, utilizando dos recursos
midiáticos (Data Show, Computador e Som), ressaltando a importância da
utilização dos mesmos para fixação do conteúdo.
Aula 04:
Apresentação do conteúdo em sala de aula utilizando-se dos recursos
midiáticos (data-show).
- Canto de uma paródia sobre a produção
musical artística e a moda da década de 60.
- Explanação sobre os governos militares durante a década de 60;
- Frisar quanto à instalação dos militares no poder;
- Ressaltar sobre o “estado de sitio” implantado pelo governo militares,
a escalada do autoritarismo os “atos instrucionais”
Para esta aula sugiro a implantação em Blog da Escola/Facebook, para
divulgação do trabalho e proporcionar no aluno a busca do conteúdo acessando os
meios tecnológicos.
Aula 05:
Sugestão de caracterização sobre década de 60, para o dia 25/08
ressaltando levando assim o educando a exprimir sua capacidade criativa de
representatividade com um desfile, e avaliação das caracterizações em sala de
aula.
Sugestão de criação de painéis sobre a década de 60, revelando assim a
busca e o interesse e criatividade que o educando teve durante o processo de
montagem dos painéis, utilizando divisórias de compensado;
Sugestão de decoração da sala com a produção cultural da década de 60,
levando assim aqueles alunos com timidez a apresentarem seus talentos com arte,
através do desenho;
Sugestão de apresentações musicais levando os educandos a se encontrarem
com a música e explorarem seus talentos. Nesta em especial participará os
alunos do ensino médio matutino, vespertino e conto ainda com o apoio da
professora Marystela Abrão, professor gerenciador de recursos midiáticos. Obs:
Nesta aula ficará acertado o dia para apresentação geral do projeto para o dia 27/08/2012.
Aula 06:
Trabalhar as canções de protesto um estilo que aflora com veemência na
música popular brasileira durante o regime da ditadura.
Acompanhamento, discussões sobre as etapas finais do projeto, tendo o
educador como mediador, sugerindo, corrigindo e auxiliando no processo de
construção dos trabalhos para apresentação em aula futura.
Aula 07:
Apresentação do projeto a toda comunidade escolar do turno vespertino, em
momento cívico, ou em no espaço físico (sala de aula do 9º ano B do ensino
médio ou ainda em anfiteatro da Universidade Federal) com a participação de
diversos parceiros, tais como cantores, músicos e mídia local para divulgação
em massa do trabalho nos jornais e sites que a cidade possui.
Nesta contarei com o pronto apoio dos seguintes professores: e Valteir de
Ciências e Maria Luisa que terão as aulas anterior e posterior a minha, Paulo
Henrique Breda da disciplina de Arte que me auxiliaram na montagem e
desmontagem, haja vista que os educandos farão a decoração da sala, e ao final do projeto será servido um
pequeno coquetel.
Recurso Materiais
TNT nas cor preta 07 metros * (pode ser
utilizado na feira futuramente);
TNT na cor verde 03 metros para forração de
mesas;
08 - Gliters de diversas cores;
03 - Refil para cola quente grande;
05 folhas de papel laminado prata, dourado;
Espaço físico: Sala de aula do 9º Ano C ou
anfiteatro da Universidade Federal;
Recursos tecnológicos
Som;
Vídeo;
Data-Show;
Câmera Digital;
Avaliação
Será
feita mediante a caracterização individual, ornamentação da sala participação, e
interesse do aluno na atividade. Os trabalhos serão expostos a comunidade
escolar no dia 27/08/2013.
Observações
do Professor:
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Observações
da Coordenação:
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Professor Coordenação e ou Direção
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