terça-feira, 20 de agosto de 2013

Projeto: A História e cultura na década de 60


ESCOLA ESTADUAL BONIFÁCIO CAMARGO GOMES

Professor Elton Teixeira da Silva

 

 

 

 

 

 

 

 


Público alvo: 9º ao 3º Ano do Ensino Médio

Público específico: 9º Ano C

Duração (29/07 à 27/08/2013)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bonito – MS

2013

 

 

 

Justificativa

Não existe sociedade ou grupo humano que sob algum aspecto não pratique de alguma maneira a representação: essa necessidade humana de nos supormos outro. A necessidade que persiste em tantas brincadeiras infantis de nos imaginarmos alguém capaz de fazer aquilo que nos exigem socialmente transformou-se na capacidade de criar, na capacidade crítica através da qual a humanidade, buscando distinguir o que importa preservar e o que importa destruir ou abandonar, procura seguidamente se libertar: pela expressão teatral de representar. O teatro traduz uma forma artística elaborada cuja singularidade reside no fato de ser uma manifestação criativa, viva e coletiva. A representação também é, na verdade, o resultado crítico combinado de diferentes elementos que integram uma totalidade articulada onde palco e platéia são ao mesmo tempo condição e resultado desse próprio fenômeno.

Aliar a prática teatral ao ensino de história hoje é uma ferramenta fundamental na construção do aprendizado. No contexto teatral ainda é possível aliar a música e o desenho.

No tempo atual a escola recebe esta nova tarefa integrar a arte ao ensino com os alunos que não é uma tarefa fácil. Porém, o presente projeto busca atividades pedagógicas coerentes com a realidade cotidiana do aluno, tornam a aprendizagem mais significativa, assim como a reflexão com o aprendiz sobre sua prática e seus objetivos.  A consideração do componente afetivo se mostrou muito válida neste trabalho. Bagno (2005:34) afirma que “há séculos e séculos, o riso, o escárnio e o deboche fazem parte do ensino”.

Já Freire (2005:83), uma educação “problematizadora”, por meio da qual os homens se percebem criticamente e estabelecem uma forma autêntica de pensar e atuar, que tem no diálogo e expressões “o selo do ato cognoscente, desvelador da realidade”.

            Vale ressaltar ainda a importância de destacar a produção cultural da década de 60 realçando a importância da música de protesto, que também será trabalhada, pois a música é um veículo de extrema importância em um determinado grupo social é até mesmo redundante, no entanto, não se pode negar ser esse meio de comunicação essencial para atingir os mais diversos segmentos da sociedade. É o que pode ser constatado ao se verificar a nossa história recente, pois durante o regime militar foi à música um dos maiores instrumentos de protesto em um contexto de repressão.
 
 

 

Objetivo Geral

Conhecer como se formou e se constitui a década de 60 dentro do contexto mundial, observando os diversos acontecimentos, produções culturais artísticas que marcaram e alteraram o cenário da sociedade daquela época.

 
 

Objetivos Específicos

 

*      Estimular através da representação e caracterização pelas vestes a sua capacidade criadora;

*      Desenvolver o senso crítico no que tange as a observações das músicas de protesto produzidas na década trabalhada;

*      Valorizar a sua produção artística e musical;

*      Propiciar ao educando um momento de criatividade;

*      Estimular o educando a apresentação de trabalhos de sua autoria;

*      Analisar e entender a década de 60 nas suas diversas esferas e concepções;

*      Incentivo através da apresentação para que o educando possa ser levado a desinibir-se;

*      Incentivar, o Teatro, a Música e o Desenho, para expressão artística da história ora construída.

*      Favorecer a interdisciplinaridade aliar o conteúdo de Inglês e Espanhol com o de História ao apresentar as músicas e artes da década de 60 que explodiram no mundo.

*      Estimular os alunos do Ensino Médio, ao se apresentarem para alunos do ensino fundamental, promovendo assim uma interação entre os alunos do Ensino Médio e Fundamental.

 


Procedimentos

Aula 01:

Apresentação inicial sobre Período democrático que antecedeu a década de 60.

 Um olhar sobre o governo de Dutra;

A volta de Vargas de 1951-1954;

Governo de Juscelino 1956-1961;

Aplicação do conteúdo em quadro negro, explanando o tema com veemência;

Destacar as mudanças e alterações que aconteceram no Brasil nos diversos aspectos.

Aula 02:

Discussão em círculo sobre o Governo de Jânio Quadros, que marca o início da década de 60 no Brasil.


-  O estilo de Jânio: Surpresas e contradições;


- A renúncia de Jânio;


- A frente legalista;


Aula 03:


Apresentação do Governo de João Goulart que teve como sua marca um governo caracterizado pelo nacionalismo e reformismo, utilizando dos recursos midiáticos (Data Show, Computador e Som), ressaltando a importância da utilização dos mesmos para fixação do conteúdo.


Aula 04:


Apresentação do conteúdo em sala de aula utilizando-se dos recursos midiáticos (data-show).


 - Canto de uma paródia sobre a produção musical artística e a moda da década de 60.


- Explanação sobre os governos militares durante a década de 60;


- Frisar quanto à instalação dos militares no poder;


- Ressaltar sobre o “estado de sitio” implantado pelo governo militares, a escalada do autoritarismo os “atos instrucionais”


Para esta aula sugiro a implantação em Blog da Escola/Facebook, para divulgação do trabalho e proporcionar no aluno a busca do conteúdo acessando os meios tecnológicos.


Aula 05:


Sugestão de caracterização sobre década de 60, para o dia 25/08 ressaltando levando assim o educando a exprimir sua capacidade criativa de representatividade com um desfile, e avaliação das caracterizações em sala de aula.


Sugestão de criação de painéis sobre a década de 60, revelando assim a busca e o interesse e criatividade que o educando teve durante o processo de montagem dos painéis, utilizando divisórias de compensado;


Sugestão de decoração da sala com a produção cultural da década de 60, levando assim aqueles alunos com timidez a apresentarem seus talentos com arte, através do desenho;


Sugestão de apresentações musicais levando os educandos a se encontrarem com a música e explorarem seus talentos. Nesta em especial participará os alunos do ensino médio matutino, vespertino e conto ainda com o apoio da professora Marystela Abrão, professor gerenciador de recursos midiáticos. Obs: Nesta aula ficará acertado o dia para apresentação geral do projeto para o dia 27/08/2012.


Aula 06:


Trabalhar as canções de protesto um estilo que aflora com veemência na música popular brasileira durante o regime da ditadura.


Acompanhamento, discussões sobre as etapas finais do projeto, tendo o educador como mediador, sugerindo, corrigindo e auxiliando no processo de construção dos trabalhos para apresentação em aula futura.


Aula 07:


Apresentação do projeto a toda comunidade escolar do turno vespertino, em momento cívico, ou em no espaço físico (sala de aula do 9º ano B do ensino médio ou ainda em anfiteatro da Universidade Federal) com a participação de diversos parceiros, tais como cantores, músicos e mídia local para divulgação em massa do trabalho nos jornais e sites que a cidade possui.


Nesta contarei com o pronto apoio dos seguintes professores: e Valteir de Ciências e Maria Luisa que terão as aulas anterior e posterior a minha, Paulo Henrique Breda da disciplina de Arte que me auxiliaram na montagem e desmontagem, haja vista que os educandos farão a decoração da  sala, e ao final do projeto será servido um pequeno coquetel.


 
 

Recurso Materiais

 

*      TNT nas cor preta 07 metros * (pode ser utilizado na feira futuramente);

*      TNT na cor verde 03 metros para forração de mesas;

*      08 - Gliters de diversas cores;

*      03 - Refil para cola quente grande;

*      05 folhas de papel laminado prata, dourado;

*      Espaço físico: Sala de aula do 9º Ano C ou anfiteatro da Universidade Federal;

 


 

Recursos tecnológicos

 

*      Som;

*      Vídeo;

*      Data-Show;

*      Câmera Digital;

 
Avaliação

 

Será feita mediante a caracterização individual, ornamentação da sala participação, e interesse do aluno na atividade. Os trabalhos serão expostos a comunidade escolar no dia 27/08/2013.

 

 

*      Observações do Professor:

 
 
 
 
 

 

*      Observações da Coordenação:

 

 
 
 
 
 

 

 

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       Professor                                                  Coordenação e ou Direção

 

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