PROJETO
VIAGEM EM ESTUDO: Retirada da Laguna
BONITO-MS 26 DE JULHO,
2013.
[...] “Vejamos a que horas provamos a água
deste rio”. Olhou o relógio, bebeu e acrescentou num tom jovial: “Gostaria que
este incidente ficasse consignado na história da expedição, se algum dia ela
for escrita”. [...] Coronel Carlos de Mores Camisão em TAUNAY,
Alfredo D'Escragnolle Taunay, Visconde de. A retirada da Laguna - episódio da
Guerra do Paraguai. São Paulo: Ediouro. (Prestígio)
CORDENAÇÃO
GERAL: Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes
Coordenação
Suplementar: Diretora Erondina Mancuelho Peralta
Diretora
adjunta: Maria Aparecida Soares
Professor:
Elton Teixeira da Silva – Professor da Disciplina de História
Apoio: Cap. Krugerson Mattos – Historiador e pesquisador
sobre a Retirada da Laguna
Prefeitura Municipal de Bonito – Mato Grosso do Sul
Prefeitura Municipal de Bela Vista – Mato Grosso do Sul
10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Bela Vista Mato
Grosso do Sul
Coordenadoras: Elói Perin e Andreça Marçosi
Agentes Jovens – Programa Jovem de Futuro – Instituto
Unibanco
Marystela
Martins Abrão – Professora gerenciadora de recursos
midiáticos
Paulo
Henrique Breda – Professor da disciplina de Arte
Maria
Osméria – Professora da disciplina de Arte
Tatiane Matos Rosa -
Professora da disciplina de Biologia – Apoio
INTRODUÇÃO
O
Projeto Viagem em estudo desdobra- se em uma metodologia destinada a elaboração
de estudos, a ser cumprido na cidade visitada.
A história de Mato
Grosso do Sul confunde-se com os caminhos daqueles que percorreram o nosso
Estado e aqui estabeleceram em busca de aventura, de novas fronteiras, de
possibilidades econômicas e culturais.
Sem dúvida Mato
Grosso do Sul é uma grande fronteira aberta para aqueles para os estudos
históricos no que tange o contexto da Guerra da Tríplice Aliançai. O que foi
vivido no Cenário da Guerra da Guerra da Tríplice Aliança, Campanhas do Apa e
Retirada da Laguna traz hoje possibilidades de integração cultural, social e
econômica dos municípios e nações envolvidas bem como o conhecimento e
aprofundamento da nossa história Regional.
As
trilhas de ontem, percorridas pelos indígenas e pioneiros, pelos exércitos em
conflito e núcleos populacionais que se estabeleceram na fronteira com o
Paraguai, onde muitos homens e mulheres, civis, militares e religiosos, ainda é
seguramente por parte da historiografia sul-matogrossense pouco explorada.
OBJETIVOS
A viagem esta
relacionado aos estudos desenvolvidos nas disciplinas de História e Artes e assuntos
relacionados como: Brasil Monárquico, 2º Reinado e Guerra do Paraguai, e
Retirada da Laguna, com alunos do 2º Ano do Ensino Médio, destinadas à
abordagem de possibilidades de estudar História em ambiente não escolar. Além
desses objetivos mais específicos, objetivamos com esse projeto, proporcionar aos
nossos alunos ampliarem seu conhecimento auxiliando-os sua formação com
amplitude, utilizando as diferentes mídias e tecnologias para o registro da
atividade.
Este projeto também objetiva-se na tentativa
que os alunos percebam estes monumentos que estão alocados nos município de
Bela Vista/BR e Bela Vista PY que foram palco da Retirada da Laguna, e observar
numa análise histórica, focalizando a paisagem desses símbolos, cujos
significados podem ser variáveis, denotando celebração, memorialização e
contestação.
É um grande desafio, obviamente, porém, o
objetivo é analisar e compreender os aspectos desses monumentos, bem como
chamar a atenção para um estudo mais apurado desta faceta da história, e suas
representações para a sociedade brasileira e em especial sul-mato-grossense.
Enfim, buscamos também compartilhar com professores e
alunos, envolvidos, vivencias diferenciadas.
JUSTIFICATIVA
Tendo em
vista a realidade da comunidade escolar do município de Bonito apresentar
jovens de diferentes classes sociais, e na sua maioria jovens oriundos de uma
situação extrema de pobreza, fato que comprovadamente tem levado muitos a buscarem
facilidades nos caminhos da prostituição, e drogas, deixando de lado seus
sonhos e anseios, os levando a perderem suas perspectivas de uma vida com
qualidade com projeção ao crescimento pessoal, elaboramos este projeto para
orientá-los na busca de um sentido profundo de vida de acordo com a sua
realidade, seus sonhos, sua busca e sua realização, tornando-se protagonista de
sua história, vendo nos estudos uma tentativa eficaz para mudança de sua
realidade.
Este projeto
insere-se também na necessidade de apresentaremos um breve estudo sobre os
levantamentos e descrições de alguns monumentos que se situam dentro do
contexto histórico da Retirada da Laguna visando contribuir para a
sistematização do conhecimento a respeito desta importante faceta da história
regional de Mato Grosso do Sul. Pretendemos expor brevemente os fatos que
concorreram para a Retirada da Laguna, sobre o olhar de diversos autores, e a
importância dos monumentos históricos e onde estes alocados, focalizando a
paisagem desses símbolos, cujos significados podem ser variáveis, denotando
celebração, memorialização, e contestação sem deixar de tecer de criticas ao
culto aos heróis, que a história denota se inserir-se na tradição
historiográfica do século XIX e início do século XX.
Sendo
um capítulo da Guerra da Triplice Aliança, transcorrida nos meses de maio a
junho de 1867, durante as operações militares realizadas ao sul do Mato Grosso,
pretende-se investigar então, o que hoje é tido como monumentos, que hoje
rememoram este episódio da Guerra do Paraguai, através da análise da Obra
Retirada da Laguna de Alfredo d’ Escragnolle Taunay através da visitação aos
diversos monumentos existentes da Retirada da Laguna no aquartelamento do 10º Regimento
de Cavalaria Mecanizado – Regimento Antônio João, e aos arredores da cidade de
Bela Vista e Bella Vista Norte PY, sob orientação do Cap/R1 Krugerson Mattos.
A realização
desta viagem visa a utilização dos diferentes recursos tecnológicos para o
registro do estudo e apresentação dos mesmos a comunidade escolar.
Sabedores
da importância das Tecnologias digitais em nossa sociedade e especialmente no
contexto educacional. Devemos ensinar ao
adolescente a se apropriar dessas novas linguagens buscando nesta maneira de
torná-los competentes para a comunicação coletiva. Nós enquanto escola, assumimos
o compromisso ético de proporcionar aos alunos o uso adequado dessas
ferramentas, dando, assim, subsídios para que sejam capazes de filtrar as
informações disponíveis, produzir conteúdos e conseguir articulá-los de forma
reflexiva.
Aprendemos
com o filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951) que os limites da
nossa linguagem denotam os limites do nosso mundo. Quanto maior a diversidade
de ferramentas dominadas pelo aluno, maior será seu território de ação.
Viagem em Estudo: Bela Vista – MS/ Bella Vista - PY
Abrangência
ü Alunos
do 2º Ano “A” do Ensino Médio da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes
ü Agentes
Jovens – Projeto Jovem do Futuro – Instituto Unibanco
Plano de Ação/Desenvolvimento
Através das fotos e vídeos, e relatórios da viagem à Bela
Vista e seus sítios históricos será comprovando a realização do projeto e a
participação dos envolvidos, visando atender o cronograma estipulado. Estamos
cientes de que o registro por si só são incapazes de comprovar o sucesso da viagem.
O interesse é os depoimentos dos alunos durante a viagem, percebendo a
importância de sua participação em um projeto externo à sala de aula, sem falar
do encantamento pela viagem em estudo. Assim ficará comprovado a todos os
envolvidos que o saber não acontece apenas em sala de aula. Os alunos terão a
oportunidade de estarem em contato direto com os sítios históricos em estudo inerentes
a “Retirada da Laguna” possibilitando assim sair do imaginário para o real com
a certeza de que novos olhares e avaliações que contribuirão muito para que
cada possa concluir seu conhecimento, percebendo a capacidade de estar
comprometido e envolvido com a construção saber de maneira diferenciada.
Cronograma:
Ano: 2013
Mês: Outubro
Dia: 17 de outubro
2013, culminância da ação final (sugestão). Podendo ser alterado, dependendo da
disponibilidade dos envolvidos (exército, e palestrante).
A viagem em Estudo
para Bela Vista conta com a participação dos alunos do 2º Ano do Ensino Médio
matutino coordenado pelos diretores e coordenadores do da Escola Estadual
Bonifácio Camargo Gomes, tendo como gestor geral da ação o professor Elton
Teixeira. Abaixo segue um cronograma de
ações à serem cumpridas pelo Projeto Viagem em Estudo:
Nº
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Ação
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Data prevista para
execução
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01
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Proposta de
lançamento do projeto
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**26/06/2013
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02
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Lançamento do
projeto
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**28/06/2013
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03
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Digitação,
formatação e diagramação
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**22/07/2013
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04
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Apresentação da
proposta a direção/coordenação
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**25/07/2013
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05
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Apresentação da
proposta aos alunos
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**26/07/2013
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06
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Visita técnica e
ajustes com Cap. Krugerson Mattos
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**28/07/2013
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07
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Convite de
participação de parceiros, que apoiarão na viagem
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**29/08/2013
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08
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Envio de ofícios ao
10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Antônio João, apresentando
o projeto e solicitando autorização e apoio na atividade.
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12/08/2013
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09
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Envio de ofício e
cópia do projeto para Prefeitura Municipal de Bonito, solicitando ônibus para
o transporte dos alunos.
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13/08/2013
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10
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Envio de e-mail ao
guia do Projeto “Viagem em Estudos” Cap/R1 Krugerson Mattos, informando da
situação do projeto
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14/08/2013
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11
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Reunião com
colegiado escolar para aprovação da viagem
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20/08/2013
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12
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Reunião com pais
visando autorização para o deslocamento dos alunos e a participação do
projeto
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28/08/2013
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13
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Confecção de lista
de participantes e alocação de cópias de documentação de todos os envolvidos
na viagem
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29/08/2013
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14
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Reunião com direção,
coordenação e envolvidos para demais ajustes sobre a viagem.
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25/09/2013 e
16/10/2013
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15
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Partida de Bonito
às 05h00minminh
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17/10/2013
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16
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Chegada prevista em
Bela Vista 07h45minminh
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17/10/2013
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17
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Recepção pelo
Cap/R1 Krugerson Matos e orientações sobre as atividades do dia às 07:50h
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17/10/2013
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18
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Visita ao Museu “GENEALÓGICO
"ATANASIO DE ALMEIDA MELLO FILHO” às 08h
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17/10/2013
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19
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Visita ao 10º
Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Antônio João, recepção,
apresentação da banda de música 08h40min
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17/10/2013
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20
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Visita ao Panteão
Pedro Rufino, Salão Nobre, antiga casa dos comandantes no 10º Regimento de
Cavalaria Mecanizado – Regimento Antônio João às 09h10min.
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17/10/2013
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21
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Palestra em
Auditório do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Antônio João
do às 09h05minh
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17/10/2013
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22
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Travessia do Rio
Apa às 10h12minh
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17/10/2013
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23
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Visita ao Monumento
“A Los Heroes” – Bella Vista Norte - Paraguai-Py às 10h20minh
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17/10/2013
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24
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Visita ao
destacamento Militar Paraguaio 10:30h
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17/10/2013
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25
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Visita as margens
do Rio Apa/Passo do Apa margem direita 11h00minh
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17/10/2013
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26
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Visita a praia do
Pompílio, mesa de renda, passo da Guerra, Cruzeiro as 11h20minh
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17/10/2013
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27
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Almoço às 12h00minh
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17/10/2013
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28
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Descanso às
12h35minh
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17/10/2013
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29
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Reorganização de
materiais de pesquisa e partida a Praça Municipal “Centro histórico” às
13h15minh
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17/10/2013
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30
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Visita ao Correio,
Casa de Coronéis de macega às 13h35minh.
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17/10/2013
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31
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Visita ao Monumento
“Batalha de Nhandipá” às 14h47minh
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17/10/2013
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32
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Lanche às 15h30minh
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17/10/2013
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Visita ao Cemitério
antigo de Bela Vista-MS, reconhecimento aos túmulos de Senhorinha Lopes, Cap
Muzi às 16h10minh.
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17/10/2013
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33
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Retorno a Bonito às
17:00h
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17/10/2013
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34
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Chegada prevista às
19:30h
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17/10/2013
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35
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Mesa redonda:
discussão da viagem e verificação de aprendizagem em sala de aula (prédio da
UFMS)
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18/10/2013
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36
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Apresentação das
atividades solicitadas pelo professor, com a utilização dos recursos
midiáticos a todo o Ensino Médio matutino.
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21/10/2013
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37
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Apresentação das
atividades solicitadas pelo professor, com a utilização dos recursos
midiáticos a todo o Ensino Médio Vespertino.
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21/10/2013
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38
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Apresentação das atividades
solicitadas pelo professor, com a utilização dos recursos midiáticos a todo o
Ensino Médio Noturno.
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21/10/2013
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39
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Envio de matéria a
Secretaria de Educação –SED/MS e sites locais para divulgação do projeto
executado
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22/10/2013
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40
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Avaliação final das
atividades pelo gestor do projeto
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23/10/2013
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** As datas com este símbolo referem-se
a atividades já executadas. Por ser um projeto que conta com a parceria de
vários membros e entidades, as datas bem como horários poderão sofrer
alterações, que serão repassadas aos envolvidos no mesmo.
FATORES RELEVANTES E
NECESSÁRIOS À EXECUÇÃO DO PROJETO “VIAGEM EM ESTUDO”
Ø
Recursos humanos, tentando expandir os multiplicadores do projeto
no âmbito escolar;
Estimular
o envolvimento da comunidade escolar durante sua execução;
Ø
Recursos tecnológicos, bem como a sua utilização para viabilidade
do projeto;
Ø
Autorização da Secretaria de Estado e Educação/SED;
Ø
Parceria com Cap/R1 Krugerson Matos;
Ø
Parceria com a Prefeitura Municipal de Bonito – Gerência de
Educação
Ø
Parceria com o 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento
Antônio João – Bela Vista-MS;
Ø
Parceria com NTE-Jardim, para divulgação do projeto;
Ø
Parceria com sites locais e regionais, para divulgação da execução
projeto;
MATERIAIS
NECESSÁRIOS PARA EXECUÇÃO DO PROJETO
ü
Ônibus para o transporte dos alunos e professores - Prefeitura
Municipal de Bonito, de preferência de 40 a 50 lugares;
ü
Data-Show – Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes;
ü
Caixa Amplificada – Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes;
ü
Máquina fotográfica – Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes;
ü
Cabos de áudio para os equipamentos citados – Escola Estadual Bonifácio
Camargo Gomes;
ü Lanche/refeição nos períodos matutino e vespertino para os alunos
envolvidos no projeto, na data estabelecida – Escola Estadual Bonifácio Camargo
Gomes;
ü Água potável, copos – Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes;
PONTO DE CHEGADA
Buscar que nos próximos anos tenhamos uma juventude mais
protagonista, mais dinâmica, comprometida com seus estudos e com uma
transformação social visando um mundo mais humano, fraterno, justo e igual.
¡ TAUNAY, Alfredo d’E. A
Retirada da Laguna – Episódio da guerra do Paraguay. Tradução de Affonso
d’Escragnolle Taunay. 10ª Ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1935.
¡ SODRÉ, Nelson Werneck. A História Militar do Brasil, 3ª ed. Rio de
Janeiro: Civilização
¡ Brasileira, 1979.
¡ ANDRADE Débora El-Jaick, Escrita da história e política no século
xix: Thomas carlyle e o culto aos heróis.
¡ FIGUEIRÓ, Maria e MATTOS Krugerson A trilha da Retirada da Laguna:
Governo Popular de Mato Grosso do Sul; Edipan – Editora Pantaneira 2003;
¡ GUIMARÃES, A. V. Fatos e Relatos “Retirada da Laguna” Prefeitura
Municipal de Jardim/MS;
¡ CAMPESTRINI, H. GUIMARÃES, A. V. História de Mato Grosso do Sul.
Campo Grande-MS: Gráfica e Papelaria Brasília, 1995;
¡ GUIMARÃES, A. V. A Guerra do Paraguai: suas causas. Campo
Grande-MS. Editora UCDB, 2001.
¡ LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
¡ TOLENTINO. Terezinha Lima. Ocupação do Sul de Mato Grosso antes e
depois da Guerra da Tríplice Aliança. Brasília-DF Centro Gráfico do Senado
Federal, 1986.
¡ BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil, 2004. PATAGLEAN,
Eveline. A história do imaginário. In: LE GOFF, Jacques (Org.). A história
nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990, p. 391-427.
¡ ANTELO, Raúl. Identidade e representação. In: _____ (Org.). Identidade
e representação. Florianópolis: Editora da UFSC, 1994, p. 09-17.
¡ “DIARIO DE GUERRA” – Operação Retirada da Laguna 199 4ª Bda C Mec,
Quartel em Bela Vista, 10 de Junho de 1999.
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