terça-feira, 20 de agosto de 2013

PROJETO VIAGEM EM ESTUDO: Retirada da Laguna


PROJETO
 
 
 VIAGEM EM ESTUDO:    Retirada da Laguna 
 
BONITO-MS 26 DE JULHO, 2013.
 

 

[...] “Vejamos a que horas provamos a água deste rio”. Olhou o relógio, bebeu e acrescentou num tom jovial: “Gostaria que este incidente ficasse consignado na história da expedição, se algum dia ela for escrita”. [...] Coronel Carlos de Mores Camisão em TAUNAY, Alfredo D'Escragnolle Taunay, Visconde de. A retirada da Laguna - episódio da Guerra do Paraguai. São Paulo: Ediouro. (Prestígio)

  

CORDENAÇÃO GERAL: Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes

Coordenação Suplementar: Diretora Erondina Mancuelho Peralta

Diretora adjunta: Maria Aparecida Soares

Professor: Elton Teixeira da Silva – Professor da Disciplina de História

Apoio: Cap.  Krugerson Mattos – Historiador e pesquisador sobre a Retirada da Laguna

Prefeitura Municipal de Bonito – Mato Grosso do Sul

Prefeitura Municipal de Bela Vista – Mato Grosso do Sul

10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Bela Vista Mato Grosso do Sul

Coordenadoras: Elói Perin e Andreça Marçosi

Agentes Jovens – Programa Jovem de Futuro – Instituto Unibanco

Marystela Martins Abrão – Professora gerenciadora de recursos midiáticos

Paulo Henrique Breda – Professor da disciplina de Arte

Maria Osméria – Professora da disciplina de Arte

Tatiane Matos Rosa - Professora da disciplina de Biologia – Apoio

 
INTRODUÇÃO

 

O Projeto Viagem em estudo desdobra- se em uma metodologia destinada a elaboração de estudos, a ser cumprido na cidade visitada.

A história de Mato Grosso do Sul confunde-se com os caminhos daqueles que percorreram o nosso Estado e aqui estabeleceram em busca de aventura, de novas fronteiras, de possibilidades econômicas e culturais.

Sem dúvida Mato Grosso do Sul é uma grande fronteira aberta para aqueles para os estudos históricos no que tange o contexto da Guerra da Tríplice Aliançai. O que foi vivido no Cenário da Guerra da Guerra da Tríplice Aliança, Campanhas do Apa e Retirada da Laguna traz hoje possibilidades de integração cultural, social e econômica dos municípios e nações envolvidas bem como o conhecimento e aprofundamento da nossa história Regional.

            As trilhas de ontem, percorridas pelos indígenas e pioneiros, pelos exércitos em conflito e núcleos populacionais que se estabeleceram na fronteira com o Paraguai, onde muitos homens e mulheres, civis, militares e religiosos, ainda é seguramente por parte da historiografia sul-matogrossense pouco explorada.

 


OBJETIVOS

A viagem esta relacionado aos estudos desenvolvidos nas disciplinas de História e Artes e assuntos relacionados como: Brasil Monárquico, 2º Reinado e Guerra do Paraguai, e Retirada da Laguna, com alunos do 2º Ano do Ensino Médio, destinadas à abordagem de possibilidades de estudar História em ambiente não escolar. Além desses objetivos mais específicos, objetivamos com esse projeto, proporcionar aos nossos alunos ampliarem seu conhecimento auxiliando-os sua formação com amplitude, utilizando as diferentes mídias e tecnologias para o registro da atividade.

 Este projeto também objetiva-se na tentativa que os alunos percebam estes monumentos que estão alocados nos município de Bela Vista/BR e Bela Vista PY que foram palco da Retirada da Laguna, e observar numa análise histórica, focalizando a paisagem desses símbolos, cujos significados podem ser variáveis, denotando celebração, memorialização e contestação.

 É um grande desafio, obviamente, porém, o objetivo é analisar e compreender os aspectos desses monumentos, bem como chamar a atenção para um estudo mais apurado desta faceta da história, e suas representações para a sociedade brasileira e em especial sul-mato-grossense.

Enfim, buscamos também compartilhar com professores e alunos, envolvidos, vivencias diferenciadas.



JUSTIFICATIVA

 

Tendo em vista a realidade da comunidade escolar do município de Bonito apresentar jovens de diferentes classes sociais, e na sua maioria jovens oriundos de uma situação extrema de pobreza, fato que comprovadamente tem levado muitos a buscarem facilidades nos caminhos da prostituição, e drogas, deixando de lado seus sonhos e anseios, os levando a perderem suas perspectivas de uma vida com qualidade com projeção ao crescimento pessoal, elaboramos este projeto para orientá-los na busca de um sentido profundo de vida de acordo com a sua realidade, seus sonhos, sua busca e sua realização, tornando-se protagonista de sua história, vendo nos estudos uma tentativa eficaz para mudança de sua realidade.

Este projeto insere-se também na necessidade de apresentaremos um breve estudo sobre os levantamentos e descrições de alguns monumentos que se situam dentro do contexto histórico da Retirada da Laguna visando contribuir para a sistematização do conhecimento a respeito desta importante faceta da história regional de Mato Grosso do Sul. Pretendemos expor brevemente os fatos que concorreram para a Retirada da Laguna, sobre o olhar de diversos autores, e a importância dos monumentos históricos e onde estes alocados, focalizando a paisagem desses símbolos, cujos significados podem ser variáveis, denotando celebração, memorialização, e contestação sem deixar de tecer de criticas ao culto aos heróis, que a história denota se inserir-se na tradição historiográfica do século XIX e início do século XX.

            Sendo um capítulo da Guerra da Triplice Aliança, transcorrida nos meses de maio a junho de 1867, durante as operações militares realizadas ao sul do Mato Grosso, pretende-se investigar então, o que hoje é tido como monumentos, que hoje rememoram este episódio da Guerra do Paraguai, através da análise da Obra Retirada da Laguna de Alfredo d’ Escragnolle Taunay através da visitação aos diversos monumentos existentes da Retirada da Laguna no aquartelamento do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Antônio João, e aos arredores da cidade de Bela Vista e Bella Vista Norte PY, sob orientação do Cap/R1 Krugerson Mattos.

A realização desta viagem visa a utilização dos diferentes recursos tecnológicos para o registro do estudo e apresentação dos mesmos a comunidade escolar.

Sabedores da importância das Tecnologias digitais em nossa sociedade e especialmente no contexto educacional.  Devemos ensinar ao adolescente a se apropriar dessas novas linguagens buscando nesta maneira de torná-los competentes para a comunicação coletiva. Nós enquanto escola, assumimos o compromisso ético de proporcionar aos alunos o uso adequado dessas ferramentas, dando, assim, subsídios para que sejam capazes de filtrar as informações disponíveis, produzir conteúdos e conseguir articulá-los de forma reflexiva.

Aprendemos com o filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951) que os limites da nossa linguagem denotam os limites do nosso mundo. Quanto maior a diversidade de ferramentas dominadas pelo aluno, maior será seu território de ação.
 

 

Viagem em Estudo: Bela Vista – MS/ Bella Vista - PY

 

Abrangência

ü  Alunos do 2º Ano “A” do Ensino Médio da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes

ü  Agentes Jovens – Projeto Jovem do Futuro – Instituto Unibanco

Plano de Ação/Desenvolvimento

Através das fotos e vídeos, e relatórios da viagem à Bela Vista e seus sítios históricos será comprovando a realização do projeto e a participação dos envolvidos, visando atender o cronograma estipulado. Estamos cientes de que o registro por si só são incapazes de comprovar o sucesso da viagem. O interesse é os depoimentos dos alunos durante a viagem, percebendo a importância de sua participação em um projeto externo à sala de aula, sem falar do encantamento pela viagem em estudo. Assim ficará comprovado a todos os envolvidos que o saber não acontece apenas em sala de aula. Os alunos terão a oportunidade de estarem em contato direto com os sítios históricos em estudo inerentes a “Retirada da Laguna” possibilitando assim sair do imaginário para o real com a certeza de que novos olhares e avaliações que contribuirão muito para que cada possa concluir seu conhecimento, percebendo a capacidade de estar comprometido e envolvido com a construção saber de maneira diferenciada.

 

Cronograma:

Ano: 2013

Mês: Outubro

Dia: 17 de outubro 2013, culminância da ação final (sugestão). Podendo ser alterado, dependendo da disponibilidade dos envolvidos (exército, e palestrante).

A viagem em Estudo para Bela Vista conta com a participação dos alunos do 2º Ano do Ensino Médio matutino coordenado pelos diretores e coordenadores do da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, tendo como gestor geral da ação o professor Elton Teixeira.  Abaixo segue um cronograma de ações à serem cumpridas pelo Projeto Viagem em Estudo:

 

 

Ação
Data prevista para execução
01
Proposta de lançamento do projeto
**26/06/2013
02
Lançamento do projeto
**28/06/2013
03
Digitação, formatação e diagramação
**22/07/2013
04
Apresentação da proposta a direção/coordenação
**25/07/2013
05
Apresentação da proposta aos alunos
**26/07/2013
06
Visita técnica e ajustes com Cap. Krugerson Mattos
**28/07/2013
07
Convite de participação de parceiros, que apoiarão na viagem
**29/08/2013
08
Envio de ofícios ao 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Antônio João, apresentando o projeto e solicitando autorização e apoio na atividade.
12/08/2013
09
Envio de ofício e cópia do projeto para Prefeitura Municipal de Bonito, solicitando ônibus para o transporte dos alunos.
13/08/2013
10
Envio de e-mail ao guia do Projeto “Viagem em Estudos” Cap/R1 Krugerson Mattos, informando da situação do projeto
14/08/2013
11
Reunião com colegiado escolar para aprovação da viagem
20/08/2013
12
Reunião com pais visando autorização para o deslocamento dos alunos e a participação do projeto
28/08/2013
13
Confecção de lista de participantes e alocação de cópias de documentação de todos os envolvidos na viagem
29/08/2013
14
Reunião com direção, coordenação e envolvidos para demais ajustes sobre a viagem.
25/09/2013 e 16/10/2013
15
Partida de Bonito às 05h00minminh
17/10/2013
16
Chegada prevista em Bela Vista 07h45minminh
17/10/2013
17
Recepção pelo Cap/R1 Krugerson Matos e orientações sobre as atividades do dia às 07:50h
17/10/2013
18
Visita ao Museu “GENEALÓGICO "ATANASIO DE ALMEIDA MELLO FILHO” às 08h
17/10/2013
19
Visita ao 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Antônio João, recepção, apresentação da banda de música 08h40min
17/10/2013
20
Visita ao Panteão Pedro Rufino, Salão Nobre, antiga casa dos comandantes no 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Antônio João às 09h10min.
17/10/2013
21
Palestra em Auditório do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Antônio João do às 09h05minh
17/10/2013
22
Travessia do Rio Apa às 10h12minh
17/10/2013
23
Visita ao Monumento “A Los Heroes” – Bella Vista Norte - Paraguai-Py às 10h20minh
17/10/2013
24
Visita ao destacamento Militar Paraguaio 10:30h
17/10/2013
25
Visita as margens do Rio Apa/Passo do Apa margem direita 11h00minh
17/10/2013
26
Visita a praia do Pompílio, mesa de renda, passo da Guerra, Cruzeiro as 11h20minh
17/10/2013
27
Almoço às 12h00minh
17/10/2013
28
Descanso às 12h35minh
17/10/2013
29
Reorganização de materiais de pesquisa e partida a Praça Municipal “Centro histórico” às 13h15minh
17/10/2013
30
Visita ao Correio, Casa de Coronéis de macega às 13h35minh.
17/10/2013
31
Visita ao Monumento “Batalha de Nhandipá” às 14h47minh
17/10/2013
32
Lanche às 15h30minh
17/10/2013
 
Visita ao Cemitério antigo de Bela Vista-MS, reconhecimento aos túmulos de Senhorinha Lopes, Cap Muzi às 16h10minh.
17/10/2013
33
Retorno a Bonito às 17:00h
17/10/2013
34
Chegada prevista às 19:30h
17/10/2013
35
Mesa redonda: discussão da viagem e verificação de aprendizagem em sala de aula (prédio da UFMS)
18/10/2013
36
Apresentação das atividades solicitadas pelo professor, com a utilização dos recursos midiáticos a todo o Ensino Médio matutino.
21/10/2013
37
Apresentação das atividades solicitadas pelo professor, com a utilização dos recursos midiáticos a todo o Ensino Médio Vespertino.
21/10/2013
38
Apresentação das atividades solicitadas pelo professor, com a utilização dos recursos midiáticos a todo o Ensino Médio Noturno.
21/10/2013
39
Envio de matéria a Secretaria de Educação –SED/MS e sites locais para divulgação do projeto executado
22/10/2013
40
Avaliação final das atividades pelo gestor do projeto
23/10/2013

** As datas com este símbolo referem-se a atividades já executadas. Por ser um projeto que conta com a parceria de vários membros e entidades, as datas bem como horários poderão sofrer alterações, que serão repassadas aos envolvidos no mesmo.

 

FATORES RELEVANTES E NECESSÁRIOS À EXECUÇÃO DO PROJETO “VIAGEM EM ESTUDO”

Ø  Recursos humanos, tentando expandir os multiplicadores do projeto no âmbito escolar;

Estimular o envolvimento da comunidade escolar durante sua execução;

Ø  Recursos tecnológicos, bem como a sua utilização para viabilidade do projeto;

Ø  Autorização da Secretaria de Estado e Educação/SED;

Ø  Parceria com Cap/R1 Krugerson Matos;

Ø  Parceria com a Prefeitura Municipal de Bonito – Gerência de Educação

Ø  Parceria com o 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Antônio João – Bela Vista-MS;

Ø  Parceria com NTE-Jardim, para divulgação do projeto;

Ø  Parceria com sites locais e regionais, para divulgação da execução projeto;

 

MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA EXECUÇÃO DO PROJETO

 

ü  Ônibus para o transporte dos alunos e professores - Prefeitura Municipal de Bonito, de preferência de 40 a 50 lugares;

ü  Data-Show – Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes;

ü  Caixa Amplificada – Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes;

ü  Máquina fotográfica – Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes;

ü  Cabos de áudio para os equipamentos citados – Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes;

ü  Lanche/refeição nos períodos matutino e vespertino para os alunos envolvidos no projeto, na data estabelecida – Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes;

ü  Água potável, copos – Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes;

 

 

 

 

PONTO DE CHEGADA

Buscar que nos próximos anos tenhamos uma juventude mais protagonista, mais dinâmica, comprometida com seus estudos e com uma transformação social visando um mundo mais humano, fraterno, justo e igual.

 BIBLIOGRAFIA

 

¡  TAUNAY, Alfredo d’E.  A Retirada da Laguna – Episódio da guerra do Paraguay. Tradução de Affonso d’Escragnolle Taunay. 10ª Ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1935.

¡  SODRÉ, Nelson Werneck. A História Militar do Brasil, 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização

¡  Brasileira, 1979.

¡  ANDRADE Débora El-Jaick, Escrita da história e política no século xix: Thomas carlyle e o culto aos heróis.

¡  FIGUEIRÓ, Maria e MATTOS Krugerson A trilha da Retirada da Laguna: Governo Popular de Mato Grosso do Sul; Edipan – Editora Pantaneira 2003;

¡  GUIMARÃES, A. V. Fatos e Relatos “Retirada da Laguna” Prefeitura Municipal de Jardim/MS;

¡  CAMPESTRINI, H. GUIMARÃES, A. V. História de Mato Grosso do Sul. Campo Grande-MS: Gráfica e Papelaria Brasília, 1995;

¡  GUIMARÃES, A. V. A Guerra do Paraguai: suas causas. Campo Grande-MS. Editora UCDB, 2001.

¡  LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

¡  TOLENTINO. Terezinha Lima. Ocupação do Sul de Mato Grosso antes e depois da Guerra da Tríplice Aliança. Brasília-DF Centro Gráfico do Senado Federal, 1986.

¡  BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.   PATAGLEAN, Eveline. A história do imaginário. In: LE GOFF, Jacques (Org.). A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990, p. 391-427.

¡  ANTELO, Raúl. Identidade e representação. In: _____ (Org.). Identidade e representação. Florianópolis: Editora da UFSC, 1994, p. 09-17.

¡  “DIARIO DE GUERRA” – Operação Retirada da Laguna 199 4ª Bda C Mec, Quartel em Bela Vista, 10 de Junho de 1999.

 

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