segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Gincana de Matemática

Através das ações previstas dos projetos inseridos no PROEMI-PJF, a professora Márcia coordenou os alunos do 3º ano B, vespertino, que promoveram uma gincana com provas, raciocínio, cálculos e interatividade na matemática. Os alunos foram divididos em grupos e percorreram um circuito a se cumprir no mínimo de tempo possível. Parabéns aos alunos do 3º ano que criaram todas as provas e à professora responsável pela iniciativa.

 

 
A gincana foi preparada assim:
Maratona com 10 provas;
5 participantes em volta da escola;
Largada na entrada da UFMS.


Provas

Desenho: Faça um desenho com base no enunciado dito.
Exemplo: Faça um desenho com a forma de 3 lados e 3 pontas.

Conta com as 4 operações: Entre as provas a equipe resolverá contas com adição, subtração, multiplicação e divisão.

Voluntários: Designar tarefas para pessoas de fora do grupo valendo pontos.

Prova da camisa: Pessoas com uniformes terão escrito nas costas formas geométricas e os participantes acharão essas formas conforme o sorteio.

Prova dos personagens: Encontrar participantes caracterizados como matemáticos, biólogos, químicos, físicos e levá-los até a chegada.

Corrida de números: O participante deverá coletar a maior quantidade possível de números e chegar com a maior quantidade correndo de costas.

Caça as expressões numéricas: Cada grupo tem uma ordem de procurar as expressões, só termina a prova quem concluir a sequência.

Caça ao problema: Cada grupo procura por pistas para solucionar o problema final.

Prova do baile: Moças caracterizadas estarão no baile, os participantes procurarão os números espalhados e fixados nas roupas enquanto dançam.

Prova do tablete: Participantes terão que fazer o maior número de pontos.


Regulamento

1. Só consultar os integrantes de sua equipe.
2. Cada equipe terá um fiscal, onde o mesmo vai avisar a organização caso a equipe não cumpra as regras do regulamento.
3. Cada equipe terá uma pulseira de identificação.
4. A gincana será baseada na matemática básica, envolvendo corridas, adivinhações e raciocínio.
5. A equipe poderá ter 5 integrantes reservas. Caso ocorra algo, os mesmos poderão substituir o participante que esteja cansado ou algo do gênero.





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