1-Justificativa
Com o objetivo de incrementar o
recreio de uma maneira mais agradável, levar os alunos a participar de uma
maneira mais efetiva procurando curiosidades para despertar o interesse dos seus
colegas nas apresentações diárias e complementando o projeto de leitura.
2- Objetivos
·
Compreender a importância da linguagem verbal,
tal como a escrita, descobrindo a sonoridade das palavras e a multiplicidade de
sentido em que elas são capazes de evocar.
·
Exercitar a leitura, valorizando a construção do
leitor competente, o texto e a palavra, somando-se e ampliando-se os sentidos
das mensagens.
·
Acessar com os alunos sites de pesquisa, para
encontrar assuntos interessantes e pertinentes.
·
Explorar os recursos midiáticos disponíveis na
escola
3- Metodologia
Levar para o pátio da escola “a
caixa ‘e o aparelho de som” para sintonizar na emissora de rádio,depois de cinco minutos desligar e
pedir para os alunos descreverem o que ouviram, e perguntar também se tem o
hábito de ouvir as programações diárias . No tempo estipulado, escutam-se
anúncios, músicas e a voz ouvintes que
ligam para a rádio, pedindo uma música ou mandando um recado. Propõe que os
alunos, durante uma semana, ouvissem rádio para que na semana seguinte,
contassem para os colegas as novidades. No segundo encontro, abrimos a roda das
novidades: cada estudante fala sobre o que ouviu. Levanta-se questionamentos
para ouvir deles se achavam que o rádio era uma invenção recente ou antiga.
Como os relatos foram divididos sugere-se que façam uma pesquisa para
descobrirem a data precisa da invenção do rádio. Depois dessa fase propõe a
montagem da rádio na escola. Pensou-se no nome, que seria usado por toda a
escola. Para isso pode ser feito um concurso para a escolha do nome, que pode
ser realizado individualmente ou por sala. Não pode colocar
o nome nem a sala, para não haver problemas com preferências. Monta-se uma
comissão julgadora formada por professores, administrativo, direção e outros
para escolha do nome. Depois da escolha
do nome da rádio, abre-se o concurso para a criação da vinheta, Estudantes
voluntários criam vinhetas. ( para isso faz-se necessário que ouçam as vinhetas
apresentadas pelas rádio locais).Marca-se um dia para as apresentações, onde os
participantes serão numerados e cantarão
suas criações para os demais, Montamos
as cédulas e todos votarão na vinheta da
sua escolha. Depois disso começa a funcionar experimentalmente a rádio na
escola.
Inicialmente será apresentada uma
radionovela, onde serão disponibilizados alunos voluntários para fazer esta
primeira inserção. Depois, cada semana uma turma ficará responsável pelas
atrações que a rádio irá desenvolver, juntamente com a cooperação e supervisão
do professor regente. Sendo que o professor regente e sua turma terão liberdade
para escolher o assunto abordado, onde todos deverão ter objetivos essenciais
para ajudar na construção dos valores morais éticos de
cada educando. A programação pode ter: anúncios, curiosidades, jornal, charada,
piadas, recados do coração, música, etc.
Além disso, pode buscar também
assuntos dirigidos à escola, como eventos, acontecimentos, resultados de
trabalhos desenvolvidos.
Recursos utilizados
- Caixa de som ( entrada para pen drive) e microfone
para as apresentações.
- Pátio interno da escola.
4- Cronograma
Este projeto deverá ser realizado
a partir da aprovação das diretoras, durante o período de recreio.
4-Considerações finais.
Esta rádio deve contribuir como
instrumento de ensino eficaz, para o exercício da cidadania e a construção da
oralidade e da escrita, por meio de atividades articuladas com a
comunicação-educação: articulação e mediação imprescindíveis na sociedade
globalizada. Sabemos que nessa sociedade, um dos desafios da escola é procurar
maneiras mais criativas e motivadoras de interação entre as linguagens
multimídias, integrando a cultura tecnológica no espaço educativo,
possibilitando aos alunos desenvolverem habilidades para utilizar os
instrumentos dessa cultura, não priorizando somente a linguagem conteudista,
mas trabalhando também com outras linguagens. Neste sentido, tem como objetivo
interagir e interferir no cotidiano pedagógico, possibilitar ao educando o
conhecimento e a construção das linguagens, da cultura e da realidade social. A
compreensão desse processo passa pela familiarização e pelo domínio da
linguagem radiofônica. Professores e alunos compreendam o verdadeiro papel do
rádio na sociedade contemporânea e o seu papel no processo educativo, cultural
e social.
5- Referencia Bibliográfica – Revista
do professor
Maria Aparecida Gusson Alves de
Arruda
Coordenadora de área – Língua
Portuguesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário