segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Projeto Recreio áudio interativo


 

1-Justificativa

Com o objetivo de incrementar o recreio de uma maneira mais agradável, levar os alunos a participar de uma maneira mais efetiva procurando curiosidades para despertar o interesse dos seus colegas  nas apresentações  diárias e complementando o projeto de leitura.

2- Objetivos

·         Compreender a importância da linguagem verbal, tal como a escrita, descobrindo a sonoridade das palavras e a multiplicidade de sentido em que elas são capazes de evocar.

·         Exercitar a leitura, valorizando a construção do leitor competente, o texto e a palavra, somando-se e ampliando-se os sentidos das mensagens.

·         Acessar com os alunos sites de pesquisa, para encontrar assuntos interessantes e pertinentes.

·         Explorar os recursos midiáticos disponíveis na escola

3- Metodologia

Levar para o pátio da escola “a caixa ‘e o aparelho de som” para sintonizar na emissora de  rádio,depois de cinco minutos desligar e pedir para os alunos descreverem o que ouviram, e perguntar também se tem o hábito de ouvir as programações diárias . No tempo estipulado, escutam-se anúncios, músicas e a voz  ouvintes que ligam para a rádio, pedindo uma música ou mandando um recado. Propõe que os alunos, durante uma semana, ouvissem rádio para que na semana seguinte, contassem para os colegas as novidades. No segundo encontro, abrimos a roda das novidades: cada estudante fala sobre o que ouviu. Levanta-se questionamentos para ouvir deles se achavam que o rádio era uma invenção recente ou antiga. Como os relatos foram divididos sugere-se que façam uma pesquisa para descobrirem a data precisa da invenção do rádio. Depois dessa fase propõe a montagem da rádio na escola. Pensou-se no nome, que seria usado por toda a escola. Para isso pode ser feito um concurso para a escolha do nome, que pode ser realizado   individualmente ou por sala. Não pode colocar o nome nem a sala, para não haver problemas com preferências. Monta-se uma comissão julgadora formada por professores, administrativo, direção e outros para  escolha do nome. Depois da escolha do nome da rádio, abre-se o concurso para a criação da vinheta, Estudantes voluntários criam vinhetas. ( para isso faz-se necessário que ouçam as vinhetas apresentadas pelas rádio locais).Marca-se um dia para as apresentações, onde os participantes serão  numerados e cantarão  suas criações para os demais, Montamos as cédulas e todos votarão  na vinheta da sua escolha. Depois disso começa a funcionar experimentalmente a rádio na escola.

Inicialmente será apresentada uma radionovela, onde serão disponibilizados alunos voluntários para fazer esta primeira inserção. Depois, cada semana uma turma ficará responsável pelas atrações que a rádio irá desenvolver, juntamente com a cooperação e supervisão do professor regente. Sendo que o professor regente e sua turma terão liberdade para escolher o assunto abordado, onde todos deverão ter objetivos essenciais para ajudar na construção dos valores morais éticos de cada educando. A programação pode ter: anúncios, curiosidades, jornal, charada, piadas, recados do coração, música, etc.

Além disso, pode buscar também assuntos dirigidos à escola, como eventos, acontecimentos, resultados de trabalhos desenvolvidos.

Recursos utilizados

  • Caixa de som ( entrada para pen drive) e microfone para as apresentações.
  • Pátio interno da escola.

4- Cronograma

Este projeto deverá ser realizado a partir da aprovação das diretoras, durante o período de recreio.

4-Considerações finais.

Esta rádio deve contribuir como instrumento de ensino eficaz, para o exercício da cidadania e a construção da oralidade e da escrita, por meio de atividades articuladas com a comunicação-educação: articulação e mediação imprescindíveis na sociedade globalizada. Sabemos que nessa sociedade, um dos desafios da escola é procurar maneiras mais criativas e motivadoras de interação entre as linguagens multimídias, integrando a cultura tecnológica no espaço educativo, possibilitando aos alunos desenvolverem habilidades para utilizar os instrumentos dessa cultura, não priorizando somente a linguagem conteudista, mas trabalhando também com outras linguagens. Neste sentido, tem como objetivo interagir e interferir no cotidiano pedagógico, possibilitar ao educando o conhecimento e a construção das linguagens, da cultura e da realidade social. A compreensão desse processo passa pela familiarização e pelo domínio da linguagem radiofônica. Professores e alunos compreendam o verdadeiro papel do rádio na sociedade contemporânea e o seu papel no processo educativo, cultural e social.

 5- Referencia Bibliográfica – Revista do professor

Maria Aparecida Gusson Alves de Arruda

Coordenadora de área – Língua Portuguesa

 



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