terça-feira, 20 de novembro de 2012

SED-MS apresenta 6ª Mostra Cultural

A mostra apresenta obras de alunos das escolas estaduais.

 
Com o tema "Sob um céu de puro azul -Meu Mato Grosso do Sul. MS dança o ritmo do cinema", aMostra Cultural apresenta à sociedade sul-mato-grossense as obras produzidas pelos estudantes nas formas de expressões artísticas pintura em tela, fotografia e dança hoje, a partir das 8 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
A Mostra, que começou ontem, reúne no hall de entrada do Centro de Convenções fotografias e quadros retratam Mato Grosso do Sul pelo olhar dos estudantes. "Eu pinto já faz tempo e estaMostra é um sonho para mim", contou Amanda Coelho Aranda, estudante do 9º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Thereza Noronha de Carvalho, de Campo Grande, que pintou o quadro com o colega do 1º ano do ensino médio, Everton Nogueira Ramos. "Durante este trabalho descobrimos coisas que não sabíamos ser capazes de fazer", destacou ele. 
Para a coordenadora pedagógica da EE Professora Thereza Noronha de Carvalho, Kátia Aparecida Santos, "a Mostra Cultural é importante porque é uma oportunidade de os talentos das escolas aparecerem. E um estudante que participa incentiva outro". O evento acontece desde 2007, quando Maria Nilene Badeca da Costa assumiu o comando da Secretaria de Estado de Educação (SED).
Desde o ano passado, o evento é realizado em dois dias, oportunidade para mais estudantes mostrarem seus trabalhos e um tempo maior para os visitantes conferirem as apresentações e a exposição. A 6ª Mostra conta com 89 apresentações de danças, 51 fotografias e 79 pinturas em tela, de estudantes de 150 escolas estaduais, de 55 municípios de Mato Grosso do Sul.
Ao som de "Never Say Never", de Justin Bieber, tema do filme Karate Kid, 21 estudantes dos projetos de dança contemporânea, balé e ginástica rítmica da Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, de Campo Grande, apresentaram sua coreografia. Para a diretora da escola, Sirlei Izabel de Freitas, "a Mostra trabalha a autoestima dos alunos e fortalece a identidade e a relação deles com a escola". No final do ano, a apresentação é repetida para os pais e demais colegas. 
A ansiedade para entrar no palco é compartilhada pelos estudantes que se apresentam pela primeira vez e pelos mais experientes, que não deixam de sentir "aquele" friozinho na barriga, como Remerson Carlos, 18 anos, do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Paulo Freire, de Iguatemi. "Eu danço desde os 10 anos e hoje tenho até uma companhia com mais de 20 dançarinos, posso dizer que a dança é a minha vida", ressaltou ele que foi o coreógrafo da apresentação da escola, um pout pourri de Adele e Britney Spears.
O objetivo da Mostra Cultural é instigar nos estudantes a autoconfiança na relação existente entre a produção artística pessoal e os conhecimentos teórico-estéticos dos processos de criação. Dentre as fotografias e telas expostas, estão as escolhidas para ilustrar os cadernos, caixas de lápis de cor e giz de cera que compõem o kit escolar 2013, distribuído a todos os estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul no início do ano letivo. Vale lembrar que a Mostra atende à Lei nº 3.818, de 21/12/2009, que "dispõe sobre a inclusão daMostra Cultural das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul no calendário oficial de eventos do Estado".

 
Fonte: SED/MS
 

 

 


A EE BCG participou da Mostra Cultural sob a coordenação da Profª Rosana, que por durante mais de dois meses ensaiou seu grupo e com ele viajou para Campo Grande apresentando a intertextualidade entre a música 'Thriller' - Michael Jackson e o filme 'O guardado' - Direção do Profº Paulo Alvarenga. A apresentação foi de arrepiar e arrancou muitos aplausos da plateia agitada. Parabéns à todos pelo excelente trabalho.

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário