A EE BCG participa do projeto TRILHAS, desenvolvido pelas escolas estaduais do Mato Grosso do Sul trabalhado nas discplinas de Produção Interativa do 2º ao 5º ano.
O projeto TRILHAS tem o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letra ado através de um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade. O TRILHAS está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura nas salas de aula. Lançado em 2009 o projeto contemplou 310 escolas públicas municipais e semeou suas primeiras conquistas.
O projeto TRILHAS tem o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letra ado através de um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade. O TRILHAS está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura nas salas de aula. Lançado em 2009 o projeto contemplou 310 escolas públicas municipais e semeou suas primeiras conquistas.
O Projeto
Trilhas é composto por diferentes materiais, de uso do professor e dos
alunos, visando criar oportunidades das crianças entrarem no mundo dos livros,
desde muito cedo para aprender a gostar de ler e assim contribuir para um
percurso da aprendizagem onde saber ler e escrever é uma ponte para o
desenvolvimento intelectual , sucesso na sua vida acadêmica e profissional.
·
Trilhas para ler e escrever textos;
·
Trilhas para abrir o apetite poético;
·
Trilhas de jogos.
Os conjuntos contêm materiais com fundamentação
teórica, de orientação para os diretores e para os professores, livros de
literatura infantil, jogos e cartelas de ilustrações. O conjunto completo de
materiais é de propriedade da escola pública que o receber, para cada material,
há um uso diferente:
·
Caderno do diretor, para uso do diretor da
escola;
·
Cadernos de estudos, Cadernos de orientações,
Caderno Trilhas de Jogos e Caderno de apresentação, para uso do professor;
·
Acervo de livros de literatura infantil, cartelas
de ilustrações e os jogos de linguagem, para uso dos professores com as
crianças.
Depois da apresentação do Projeto Trilhas e
estudo de seus cadernos houve um momento para manuseio de todo material,
inclusive os jogos.
Depois juntamente com a professora de Produções
Interativas escolhemos atividades para serem desenvolvidas desde o 2º até o 5º ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário